1º Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas acontece paralelo à IoT Latin America 2016

Uma parceria com o Fórum Brasileiro de Internet das Coisas, iniciativa abordará os principais assuntos do cenário da IoT (Internet of Things)

000Por meio de uma importante parceria estratégica entre a IoT Latin America com o Fórum Brasileiro de IoT, entidade representativa do setor no Brasil, acontece, nos dias 01 e 02 de setembro em São Paulo, o 1o Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas – programa de seminários que reunirá especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais a fim de discutir melhorias para fomentar o desenvolvimento da IoT na América Latina.

Sobretudo, a parceria estratégica tem o objetivo de apresentar a importância da Internet das Coisas para a sociedade em geral bem como mostrar ao mercado brasileiro o que está acontecendo com essas tecnologias inteligentes mundo afora.

0000
“Partindo da projeção de que a IoT é o futuro da Tecnologia da Informação e que ainda é tempo do Brasil buscar o conhecimento necessário para se tornar um player importante neste segmento, nossa principal tarefa a curto prazo é incentivar o desenvolvimento de novas plataformas que ofereçam facilidade de utilização, assim como as funcionalidades necessárias para trazer aos consumidores maior proximidade com as aplicações da Internet das Coisas”, analisa Gabriel Marão, membro do Comitê Gestor do Fórum Brasileiro de IoT.

Macro temas
A Internet das Coisas como o alicerce para construção de um mundo mais inteligente será a base com a qual o Fórum Brasileiro de IoT promoverá discussões e debates, com especialistas e demais profissionais do setor, durante o 1o Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Internet das Coisas. Dentre os temas definidos estão: Grandes Revoluções da IoT para Transformar o Mundo – smart cities, indústria 4.0, smart farming e smart learning; Principais Aplicações e Serviços para Melhorar a Vida nas Cidades – saúde/envelhecendo com qualidade, edifícios sustentáveis, metering/utilities e eficiência; Alicerces da IoT para Sustentar a Inovação e o Futuro – interoperabilidade, semântica, projetos de grande porte e arquiteturas de alto nível; Governança e Ecossistemas de Inovação – protocolos e padrões, segurança e usuário final.

“Mais do que a simples somatória de objetos conectados à Internet, serão inúmeros os desafios necessários para que o mundo seja smart. A implementação da comunicação entre objetos é complexa quando o mundo, uma determinada cidade ou região não possuem infraestrutura adequada, com qualidade para sustentar seu crescimento econômico e tecnológico. Durante o Congresso trabalharemos para fomentar esse debate amplo, atuando ao lado de quem desenvolve e de quem utiliza a tecnologia”, ressalta Gabriel Marão.

Sobre a IoT Latin America
Única feira de negócios na América Latina voltada ao universo da Internet das Coisas, a IoT Latin America traz ao Brasil a exposição de tecnologias que farão a comunicação entre os objetos do dia a dia, sejam físicos ou virtuais, por meio de plataformas confiáveis e sensores para conectar e proteger dispositivos eletrônicos, gerando e compartilhando dados em tempo real para usos diversos.

Serviço
IoT Latin America 2016
Data: 01 e 02 de setembro
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP
Entrada franca. Os seminários são pagos, com inscrições prévias no site.