ABDI SELECIONA 120 STARTUPS DO BRASIL E DE PORTUGAL PARA CONEXÃO COM INDÚSTRIA 4.0

O programa da Agência brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Startup Indústria 4.0 tem o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo no país, ligando grandes indústrias a startups, para que possam desenvolver tecnologias para elevar o patamar industrial do Brasil. Atualmente apenas 4% das empresas, trabalham com esse tipo de tecnologia. “Uma das saídas para a indústria melhorar sua produtividade e eficiência está nas startups. Esse pensamento precisa ser difundido. O sucesso da adesão das indústrias ao edital mostra a relevância do programa”, destaca o Presidente da ABDI, Guto Ferreira.

A implementação da 4° Revolução Industrial agrega as indústrias pela alta capacidade de armazenamento de conteúdo, como a possibilidade analítica de análise de dados, identificação de novas tendências e a integração de várias tecnologias. O programa Startup Indústria 4.0 teve a adesão de 86 indústrias, que cadastraram 283 demandas, sendo que, 70% buscam novas tecnologias e eficiência operacional e produtiva. No total, 51 indústrias, sendo três portuguesas, estão elegíveis a participar das próximas etapas do programa. Metade delas já realizou 90 ações junto a startups nos dois últimos anos. Para os outros 50%, esta é a primeira oportunidade de conexão.

“Um número que chama a atenção é que, 27% das indústrias que passaram na primeira fase ainda não realizaram nenhum tipo de interação nem com startups, nem com instituições de pesquisa. Pelo programa, essas empresas terão pela primeira vez esta oportunidade, recebendo suporte especializado da ABDI para co-desenvolver soluções para as suas demandas”, destaca Rodrigo Rodrigues, Coordenador de Inovação da Agência. Com isso, a ABDI está com o edital aberto até 31 de março para as startups realizarem as inscrições, cada startup conectada receberá R$ 80 mil em premiação.

Para saber mais: https://startupindustria.com.br/concurso001/