Capes prorroga inscrições para oferta do Profic, antigo Parfor

Professores da educação básica de todo o Brasil têm até o próximo dia 12 de janeiro de 2018 para se submeter à seleção de vagas para o Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic). Serão ofertados cursos de licenciatura e de pós-graduação stricto sensu. As inscrições serão feitas por meio da Plataforma Freire.

A oferta é gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e os cursos serão concedidos pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), entre outras instituições de ensino superior públicas que aderirem ao Profic, o antigo Parfor do Governo Federal.

Os (as) secretários (as) municipais de educação devem se cadastrar e em seguida solicitar à Capes o acesso ao perfil de secretário (a).

A coordenação do Parfor informa que não há necessidade de enviar documentação ao Cefor/Parfor, pois os técnicos não têm gerência sobre a Plataforma Freire.

Abaixo o cronograma para as inscrições:

Atividade Prazo Responsável
Cadastro do currículo e solicitação de vaga pelos professores 16/10/2017 a 12/01/2018 Professor(a)
Análise, pelas secretarias de educação, das vagas solicitadas 02/01/2017 a 02/02/2017 Secretaria de Educação (municipal ou estadual)

As dúvidas ou relatos de problemas na Plataforma Freire devem ser encaminhadas diretamente à Capes, pelos seguintes canais:

 

Após cadastrar o currículo na Plataforma Freire, os professores poderão solicitar cursos de licenciatura nas áreas constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ou de especialização, sendo as opções: Alfabetização; Educação Infantil; Matemática e Língua Portuguesa para os Anos Iniciais; Matemática para os Anos Finais; Língua Portuguesa para os Anos Finais.

Serviço: Parfor/Ufopa

  • Avenida Marechal Rondon, s/n – Unidade Rondon
  • Telefone: (93) 2101-3620, 3627/3629
  • E-mail: parfor.ufopa@gmail.com
COMPARTILHAR