Capítulo 9: ADMINISTRANDO O TEMPO COM EXCELÊNCIA

Tempo é vida, acabou a vida, acabou o tempo; acabou o tempo, acabou a vida: administre bem seu maior patrimônio!

Vida é o maior patrimônio da humanidade. Não existe pena maior que a pena de morte, pois põe fim à vida.

A- O que você está fazendo?

– Eu estou aqui, sem fazer nada, matando o tempo!

Que pena, esta pessoa não se dá conta de que está, na verdade, matando a própria vida, ou melhor, suicidando-se.

Horário de levantar é um problema para muitos. Sei que não é o seu caso. Tem uma turma que acorda, pensa na vida, espreguiça, mas não consegue se levantar. Rola para cá, rola para lá, só mais dez minutinhos não farão diferença alguma. Bom, aí pega no sono de novo. Quando percebe, está todo enrolado. Levanta-se apressado, discute com o irmão, é rude com a mãe e mal-educado com o vizinho. Irritado, sai de ônibus ou de carro discutindo com Deus e o mundo. Chega atrasado, mente para o chefe ou para as pessoas que o aguardavam. Aí, vêm as desculpas: o trânsito é isto, o prefeito é aquilo, enfim, fala de tudo e de todos. Ao final, acaba achando que é mesmo um azarado, um sem sorte. Tudo de errado só acontece com ele. Ele é a vítima, todos o aborrecem.

O mendigo, o trabalhador, o estudante, os grandes empresários, o presidente da República, o papa, todos têm as mesmas vinte e quatro horas diárias. O que vai fazer a diferença entre o fracassado e o bem-sucedido é a habilidade na vivificação do tempo. Há pessoas dormindo doze horas por dia, quando se sabe que o ser humano pessoa em média gastaria de oito a dez horas para ler este livro, essa técnica revolucionária, desenvolvida com a metodologia da PNL e da aprendizagem acelerada, permite a leitura, a memorização e a compreensão em aproximadamente uma hora.

Rascunho de projetos, trabalhos e correspondência, fazer direto no computador.

Fazer. , enquanto

COMO USAR BEM UMA AGENDA

Antes das informações veja o que você tem disponível na WEB. Outlook, google e tantos outros aplicativos até grátis a sua disposição. Importante estar sincronizado com seu smat fone pois isto vai dar muita velocidade para seu tempo.

1) Comprar uma boa agenda, que tenha uma página por dia, com horário e divisão de agenda fixa e móvel. Se sua agenda não tem, divida-a, fazendo um risco paralelo vertical a mais ou menos 3 cm da margem esquerda.

2) Usar exclusivamente lápis.

3) Os horários estão na agenda fixa, lado esquerdo, de tal sorte que todas as tarefas que tiverem horário fixo ficarão registradas neste lado.

4) As tarefas móveis e/ou sem horário rigoroso vão para o lado direito da agenda, onde será então a agenda móvel.

Exemplo: telefonar para um amigo cumprimentando-o pelo aniversário.

5) Dar baixa antes de dormir, usando os símbolos abaixo. Em cima da linha que divide a agenda fixa da móvel, em frente do compromisso, transfira os compromissos não realizados e os em follow-up para o dia em que você vai realizá-los.

0 = Não realizado

/= Follow-up (Acompanhamento)

X = Realizado

6. Na agenda deixamos vários horários livres, prevendo os imprevistos e atropelos. Eu não recomendo mais de três reuniões por dia.

pode satisfazer-se com poucas horas de sono diário. O presidente JK dormia quatro horas por dia e sentiase satisfeito. Pergunte para as pessoas de sucesso que você admira quantas horas de sono elas têm por noite. Você vai se surpreender. Uma mente entusiasmada precisa de poucas horas de sono para satisfazer-se. Eu, com cinco horas de sono por noite, fico satisfeitíssimo.

Porém, esta é uma questão de disciplina e de educação do nosso organismo. Podemos seguir reduzindo o número de horas de sono de forma gradativa e sistematizada. É uma questão de crença que podemos cristalizar em nós.

Agenda é uma ferramenta de grande importância neste processo de excelência pessoal. Se você vai empreender e liderar os outros, primeiro tem de aprender a liderar-se, a disciplinar-se, aprender a otimizar seu próprio tempo, depois pretender interferir no tempo dos outros.

No início, eu pensava: “Para que anotar na agenda? É mais fácil pegar e fazer logo, sem perda de tempo, sem a frescura da agenda”. Só que eu não sabia que anotar na agenda é deixar o cérebro livre para as ideias e criatividade fluírem. É mais inteligente e lucrativo.

Confesso que até os 22 anos não conseguia usar bem a agenda. A partir do momento que escrevi minhas metas e me determinei a atingi-las, a agenda tornou-se um bom hábito, insubstituível. Seria impossível administrar meus colaboradores se não conseguisse administrar meu próprio tempo.

Para dinamizar o tempo, liste todas as atividades da rotina diária e verifique o que pode ser feito de forma simultânea ou ser delegada.

Brincar e divertir-se com as crianças pode ser realizado junto com a prática de esportes.

Estudar idiomas, via cassete, pode ser feito durante as caminhadas ou no trânsito.

Aguardar no restaurante, na rodoviária ou no aeroporto fazendo

uma boa leitura ou estudando.

Reunir-se com o pessoal, almoçando ou jantando.

Pagar contas, debitando automaticamente na conta bancária.

Fazer neuroleitura, aprender, treinar e praticar. Enquanto uma

7. Evite atropelos. Avise a todos sobre a importância da pontualidade. Agora, com a globalização, precisamos dar fim a esse péssimo hábito de não ter horário.

8. Os compromissos devem prever distâncias, trânsito, condições climáticas, enfim, nunca deixe que atropelos lhe causem aborrecimentos. O planejamento serve exatamente para evitá-los.

GRAU DE URGÊNCIA E TENDENCIA (GUT)

Muitas pessoas dizem que estão cheias de tarefas urgentes. Na verdade, essas tarefas têm um grau de urgência grande, mas não têm um grau de tendência na mesma intensidade. O GUT é uma maneira prática de gerenciar, priorizando as tarefas e obrigações segundo sua urgência e tendência. Assim, podemos priorizar, com disciplina e bom senso, a realização das tarefas sem atropelos, priorizando de acordo com o resultado do seu GUT.

LISTE TODAS AS TAREFAS A SEREM REALIZADAS E TRACE UM GRÁFICO DE:

G – GRAU – Pode variar de 1-5.

U – URGÊNCIA – É aquilo que urge, que necessita ser realizado.

T – TENDÊNCIA – É a possibilidade de diminuir ou aumentar de acordo com o tempo.

A ordem de prioridade, segundo o GUT, será do maior para o menor (25-5).

10 REGRAS DE OURO PARA VIVIFICAR SEU TEMPO

1 Limpeza, disciplina e organização.

2 “Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”.

3 Usar agenda com habilidade e disciplina.

4 Planejar o dia seguinte antes de deitar.

5 Delegar e acompanhar, evitando retrabalho.

6 Ser dinâmico e objetivo, falando o necessário.

7 Fazer check list, estabelecendo prioridades segundo o GUT.

8 Fazer bem-feito para evitar desperdício.

9 Dormir apenas o necessário.

10 Liderar pelo exemplo.

Passaremos toda a vida sendo escravos de nossos hábitos. Somente a nós compete escolhê-los. Se vamos ser escravos, por que não de bons hábitos?

Que tal ser escravo da disciplina?

 


Autor:

Professor Flávio de Almeida oferece, em especial, a todos os profissionais de áreas afins, satisfaz todas as condições estéticas exigíveis em um trabalho desta natureza, uma vez que nos leva a ter foco no mercado, sem perder a flexibilidade, ou seja, foco nas oportunidades e não nos problemas.


COMPARTILHAR