Capítulo 8: LIDERANÇA: A ARTE DE MOTIVAR

Precisamos não só fazer a diferença, necessitamos ser a diferença.

Liderar é irradiar energia, é entusiasmar as pessoas e levá-las a conquistar suas metas, apresentando sugestões, apoiando e apontando os caminhos. O verdadeiro líder não é o que lidera, mas sim o que é reconhecido como tal.

Há dois tipos de poder ou liderança:

Posicional: aquele diretamente ligado à posição, cargo ou função; essoal: aquele profundamente ligado à sua atuação como pessoa.

É duradouro e definitivo, é o verdadeiro poder de liderança. O poder posicional acaba quando o elemento retira a farda, o terno, deixa o carrão, o celular, o anel de grau, o escritório.

Esse tipo de poder foi muito evidente na ditadura militar, quando ouvíamos muitos bradarem em alto tom:

– Você sabe com quem está falando?

A democracia brasileira reinaugurou a era do líder, do amigo e do companheiro. Esse indivíduo, com seu magnetismo pessoal, empurra pessoas em busca de metas e objetivos. Ele tem de ter capacidade de automotivação, saber aglutinar as ideias e esforços e orientá-los na direção correta, buscando maximizar resultados, considerando as limitações, anseios e aspirações do grupo. Ninguém motiva ninguém; as pessoas apenas incentivam e estimulam a motivação das outras.

A liderança responsável é sempre praticada com atitudes altruístas, otimistas, leais, fiéis, éticas e sobretudo corajosas, assumindo riscos à frente do grupo. Nunca se esqueça: se as coisas vão bem, o mérito é dos subordinados; se vão mal, a culpa é do líder, e só do líder.

O líder não nasce pronto. É uma questão de personalidade e de acompanhamento, afirma o Prof. Warren Bennis, da Universidade de Southern, Califórnia, USA. Em seu livro A Invenção da Vida, ele informa ter um irmão gêmeo univitelino, idêntico fisicamente a ele, porém com uma diferença visível. Seu irmão é a antítese do líder, um seguidor a toda prova. Fica claro, assim, que a liderança não é herança, é uma questão de determinação e treinamento, desenvolvimento de habilidades. Segundo o Prof. Bennis, existe uma característica marcante em todos os grandes líderes, indiferentemente da sua área de atuação:

Não admitir o fracasso; é vencer ou vencer!
Nos capítulos seguintes, abordaremos as principais habilidades de um líder empresarial: administração do tempo, comunicação, negociação. Em relação a todas as habilidades do empreendedor, nada é mais importante do que agir com entusiasmo.

A palavra entusiasmo vem do grego, TUS = TEO = DEUS. A pessoa entusiasmada é aquela que está com Deus. A vitrine do seu corpo é o seu rosto. Que tal uma vitrine alegre, bonita e feliz? Eu estava dando uma palestra sobre entusiasmo e atítude mental e comentava acerca do homem sorridente que era o Sílvio Santos, dono do SBT. Levantou-se uma senhora e disse-me:

– Flávio, se eu tívesse apenas 1% do dinheiro que o Sílvio Santos tem, viveria sorrindo como ele!

Com habilidade, eu lhe perguntei:

– O que a senhora acha que veio primeiro para ele: o sorriso ou o dinheiro?

Sabe, dinheiro é igual a criança, corre às léguas de mau humor e cara feia.

Harmonia é outro requisito indispensável para o líder empresarial de sucesso, pois é sinônimo de paz e de serenidade. Se Assombração sabe para quem aparece!

Dito popular

uma nação está em guerra, ela nada conseguirá fazer enquanto não acabar com a guerra. Restabelecida a paz, surgirão condições psicológicas para levar a cabo qualquer projeto, por menor que seja. Nós não somos diferentes de nenhuma nação; guerra é guerra, está em jogo a vida humana. Seja sábio, não saia semeando discórdias, desarmonia, ideias negativas.

Seja altruísta, generoso, caridoso, sincero, sereno, cumpridor dos seus deveres e muito cuidado com a fofoca e a inveja. Elas são causas de grandes discórdias.

diferentes de nenhuma nação; guerra é guerra, está em jogo a vida humana. Seja sábio, não saia semeando discórdias, desarmonia, ideias negativas.

Seja altruísta, generoso, caridoso, sincero, sereno, cumpridor dos seus deveres e muito cuidado com a fofoca e a inveja. Elas são causas de grandes discórdias.
A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.
Ao amanhecer, medite, reflita acerca do novo dia. Peça a Deus inspiração, iluminação, proteção e sabedoria na busca de soluções e novos caminhos que o levem à paz, à alegria e à prosperidade.

O ser humano tem a capacidade de ir complicando, de acordo com a idade. Quando criança, brinca com todos, sorri para todos, diverte-se até com cães bravos. É interessante, o animal feroz não morde a criança, por quê? Porque, quando temos medo, descarregamos automaticamente adrenalina na corrente sanguínea, e os cães têm um olfato aguçado e percebem, exatamente, quem está com medo.

Alguém tenta justificar, dizendo que não facilita com cachorro, pois já foi mordido. Claro, já foi mordido porque teve medo, é como lembra Aline, minha esposa:
Liderança se faz pelo exemplo.

Napolean Hill, contratado pelo milionário Andrew Carnegie no início deste século, estava encucado para saber qual a diferença que fazia a diferença. Por que homens vindos do nada se tornavam ricos e milionários, enquanto uma grande maioria passava dificuldades financeiras e até mesmo fome?

Após vinte e cinco anos de trabalho, havia 16 mil entrevistados. Mil pessoas eram milionárias. Hill descobriu, então, um grande segredo: todos os milionários, quando trabalhavam como empregados, cuidavam dos negócios dos outros como se fossem os seus.

De todas as atitudes, a mais importante é, sem dúvida, a atitude mental.

Quer ser saudável, feliz, e próspero? Alimente sua mente com pensamentos e atitudes nessa direção. Policie-se para não ficar lendo os jornais policiais, com crimes estampados em manchetes sensacionalistas:

“MULHER MATA MARIDO COM CINCO FACADAS.”

“ÔNIBUS SEM FREIO MATA SETE ESTUDANTES.”

“BALA PERDIDA FAZ MAIS UMA VÍTIMA.”

“AVIÃO CAI, MATANDO 150 PESSOAS.”

Livro Pense e enriqueça, de Napolean Hill

sanguínea, e os cães têm um olfato aguçado e percebem, exatamente, quem está com medo.

Alguém tenta justificar, dizendo que não facilita com cachorro, pois já foi mordido. Claro, já foi mordido porque teve medo, é como lembra Aline, minha esposa:

Quanto mais anos de vida, mais experiência, mais paradigmas, mais receios, mais medo, mais pavor. Isso explica por que a maioria dos empreendedores começaram ainda jovens. O jovem é mais irreverente, mais autoconfiante, mais alegre, mais corajoso. Sobretudo, é mais crédulo de que poderá mudar o mundo com suas ideias joviais e avançadas.

As atitudes do líder serão plagiadas pelos liderados com fidelidade.

– Faça o que eu mando e guarde o que você sabe!

– Faça o que eu mando e não o que eu faço!

Espero que a democracia tenha banido, de uma vez por todas, a figura dos poderosos chefões, que utilizavam o poder posicional e faziam da sua caneta um chicote, transgredindo normas e valores de condutas sociais.

Nossos filhos, até os dez anos, consideram-nos heróis e nos obedecem sem questionar. A partir daí, eles não mais farão o que nós mandarmos, mas sim o que nós fizermos
Você faria uma dieta de emagrecimento receitada por um endocrinologista que pesasse 150 quilos?
Fazendo consultoria, um comerciante disse-me que não sabia mais o que fazer com sua equipe. Ninguém chegava pontualmente. Isso estava comprometendo o resultado da empresa, mas ele não estava disposto a usar o relógio de ponto, pois achava a medida uma agressão.

– Que devo fazer? Chamei a atenção de todos e nada adiantou. – É simples! Por favor, a que horas o senhor chega à sua loja?

– Às dez horas, mas isso não tem nada a ver, eu sou o dono, o chefe!

Filtre e selecione as informações a armazenar no seu Winchester mental. Procure ler bons livros, ver bons filmes, ouvir boa música, manter amizades sadias. Conviva com pessoas otimistas, corajosas, audazes. Seja altruísta e mantenha a sua mente serena, buscando fazer além da sua obrigação. Nunca se esqueça de que suas afitudes na vida serão apenas um reflexo da sua mente. Você é produto dos seus pensamentos.

“Ir à Europa sozinha, uma andorinha só não faz, verão”. Se você busca gente competente para sua equipe, necessita exercer uma liderança de qualidade, uma liderança com excelência. Seguidores de qualidade não aceitarão líderes incompetentes e pouco profissionais. Podem até permanecer por algum tempo, por questão de conveniência, mas, ao perceberem que a liderança não ocorre pelo exemplo, pulam fora do barco.

“Se as palavras convencem, os exemplos arrastam. ”

 


Autor:

Professor Flávio de Almeida oferece, em especial, a todos os profissionais de áreas afins, satisfaz todas as condições estéticas exigíveis em um trabalho desta natureza, uma vez que nos leva a ter foco no mercado, sem perder a flexibilidade, ou seja, foco nas oportunidades e não nos problemas.


COMPARTILHAR