Carlos Pereira, Nina Valentini, Lucas Corvacho e Jonas Lessa conquistam 12ª edição do Prêmio Empreendedor Social

Realizado pela Folha de S. Paulo em parceria com a Fundação Schwab, o Prêmio Empreendedor Social conta com o patrocínio da Coca-Cola, Vivo, IEL (iniciativa da Confederação Nacional da Indústria) e Fundação Banco do Brasil. O prêmio tem a LATAM Airlines Brasil como transportadora oficial e apoio da Porto Seguro. Entre os parceiros estratégicos, Fundação Dom Cabral, ESPM e UOL.

O analista de sistemas que criou um aplicativo para se comunicar com a filha foi o ganhador da edição 2016 do Prêmio Empreendedor Social. Carlos Pereira, empreendedor da Livox, conquistou o maior concurso da área na América Latina na noite desta segunda-feira, 7 de novembro, em cerimônia no Teatro Porto Seguro, no centro de São Paulo. A categoria Empreendedor Social de Futuro foi vencida por Nina Valentini, do Arredondar – projeto que capta microdoações para ONGs. Com um projeto de reciclagem, Lucas Corvacho e Jonas Lessa, empreendedores do Retalhar, venceram a categoria Escolha do Leitor com 24,9% dos votos. A cerimônia do Prêmio Empreendedor Social, uma iniciativa da Folha em parceria com a Fundação Schwab, foi apresentada pelos atores Maria Fernanda Cândido e Dan Stulbach.

“Eu trabalho para a minha filha. Esse prêmio é para os heróis, que são as pessoas com deficiência”, afirmou Carlos Pereira, cujo aplicativo foi considerado a melhor ferramenta inclusiva do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu discurso, Nina Valentini – administradora que faz a ponte entre doadores, varejistas e instituições beneficiadas – afirmou: “vimos o nosso sonho atravessar muitos desafios. Para cada ação de impacto existe uma ação de empreendedores que temos o prazer de acompanhar”.

Segundo Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, nos últimos 12 anos a publicação tem reconhecido líderes sociais por meio do Prêmio Empreendedor Social e seus filhotes – Empreendedor de Futuro e Diálogos Transformadores. “São pessoas e entidades que realizam tarefas que se tornam mais necessárias e desafiadoras em tempos de crise como o nosso”, afirmou.

O Empreendedor Social do Ano foi eleito por um júri composto por nove especialistas de diferentes áreas. Participaram da avaliação deste ano Hilde Schwab, presidente do conselho da Fundação Schwab para Empreendedores Sociais; Elie Horn, fundador e presidente do conselho da Cyrela, incorporadora e construtora; Maria Cristina Frias, colunista de “Mercado” na Folha; e Alexandra Loras, ex-consulesa da França no Brasil e ativista do empoderamento da mulher negra. Também integraram o júri Ana Paula Vescovi, secretária do Tesouro Nacional; Cláudio Sassaki e Eduardo Bontempo, cofundadores da Geekie e vencedores do prêmio em 2014; Ana Lucia Villela, presidente do Instituto Alana; e Ricardo Siqueira, diretor-executivo de relações institucionais da Fundação Dom Cabral, parceira do Prêmio Empreendedor Social.

Prêmio Empreendedor Social

Criado em 2005 pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab – correalizadora do Fórum Econômico Mundial de Davos e idealizadora do concurso no mundo –, o Prêmio Empreendedor Social tem o objetivo de selecionar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil. Na prática, empreendedores que desenvolvam iniciativas inovadoras, sustentáveis e com comprovado impacto socioambiental. O Folha Empreendedor Social de Futuro, por sua vez, é dedicado aos líderes sociais de até 35 anos que estão à frente de iniciativas mais recentes, com um a três anos de atuação. Criada pela Folha de S. Paulo em 2009, essa premiação utiliza os mesmos parâmetros internacionais da Schwab para avaliar e contemplar propostas inovadoras que ainda precisam de visibilidade e de capacitação para aumentar sua atuação e influência.

O Prêmio Empreendedor Social tem patrocínio de Coca-Cola, Vivo, IEL, uma iniciativa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), e Fundação Banco do Brasil. Conta com a LATAM como transportadora oficial e o apoio da Porto Seguro. UOL, ESPM e Fundação Dom Cabral são parceiros estratégicos.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br

Visite a página da Printec Comunicação no Facebook

Betânia Lins betania.lins@printeccomunicacao.com.br

Vanessa Giacometti de Godoy vanessa.godoy@printeccomunicacao.com.br

Fone: (11) 5185-4974 / Celular: (11) 9 9274-9651