Comissão discute resolução de Câmara Técnica na Sedap

A comissão provisória responsável por elaborar a documentação necessária à implantação da Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produção Orgânica e da Sociobiodiversidade (CTCAPOS), se reuniu nesta terça-feira (12). O objetivo do encontro, realizado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), foi analisar e concluir a resolução que institui a câmara técnica.

O papel da câmara será a articulação entre as instituições dos diferentes níveis de governo, centrais e redes de comercialização e nos mercados convencional, institucional e diferenciado.

A CTCAPOS será um órgão auxiliar do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), e visa a proposta de diretrizes e estratégias à criação do Plano Estadual de Comercialização e Abastecimento, especialmente dos segmentos da agroecologia, produção orgânica e da biodiversidade.

No próximo dia 20 de fevereiro, a comissão vai discutir o regimento interno da câmara técnica que, junto com a resolução, será submetido à aprovação do CEDRS em março. A CTCAPOS terá jurisdição em todo o território paraense.

A reunião foi dirigida pela secretária executiva do CEDRS, Martha Pina, e teve a participação de representantes da Sedap, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Conselho Nacional de Seringueiros (CNS).