Curitiba participa do maior congresso mundial de cidades inteligentes

Comitiva, que contará com a presença do prefeito Rafael Greca, também fará visitas técnicas durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona

Considerada a cidade mais inteligente do Brasil pelo ranking Connected Smart Cities, Curitiba vai participar do maior evento de smart cities do mundo, o Smart City Expo World Congress. O encontro acontece em Barcelona entre os dias 14 e 16 de novembro e vai contar com a presença do prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, e com representantes da empresa responsável por diversas soluções tecnológicas da cidade, o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

Segundo o diretor-presidente do ICI, Fabrício Zanini, fazer parte de iniciativas como essa permite o acompanhamento das melhores práticas e novidades, soluções que podem, num futuro breve, ser usadas em Curitiba para melhorar o dia a dia do cidadão. “A nossa capital se tornou referência como cidade inteligente porque entende a importância da tecnologia, do urbanismo e de soluções práticas para aproximar a gestão pública da população. Para nós, participar desse evento é uma forma de ampliar o desenvolvimento de projetos que beneficiam o acesso aos serviços públicos e geram informações importantes para a tomada de decisões”, analisa Zanini.

A comitiva, comandada pelo iCities em parceria com a Global Business, conta com executivos, empresários e dirigentes municipais, que farão visitas técnicas ao Centro de Inovação de Inteligência das Coisas, da Cisco, às sedes da Microsoft e ao Centro Nacional de Supercomputação da Espanha. Também acontece durante a viagem a premiação dos melhores projetos de cidades inteligentes do mundo, na qual Curitiba concorre com a “Horta do Chefe”, iniciativa que beneficia agricultores urbanos, que recebem orientação e vendem os alimentos para as chefs Manu Bufara (Restaurante Manu) e Gabriela Carvalho (Quintana Café).

Sobre o ICI

O ICI – Instituto das Cidades Inteligentes é uma organização criada em 1998, com atuação em todo o território nacional, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas de TIC para a gestão pública. Mais informações: www.ici.curitiba.org.br.

COMPARTILHAR