Desenvolvido a partir do cultivo de bactérias, Biotecido é um dos destaques do Inspiramais em SP

Durante o Inspiramais 2020_I (15 e 16/01 – SP), o projeto Conexão Criativa e Comercial realizado pelo Sebrae e Assintecal tem o objetivo de apoiar e estimular iniciativas que oxigenem o mercado de moda e design nacional,  promovendo desta forma a diversidade, a sustentabilidade e a tecnologia por meio do desenvolvimento de novas matérias primas originais e inovadoras.  Nesta edição o projeto é composto de 31 empresas que se destacaram em um processo de inscrição com chamada pública convidando empresas e iniciativas de componentes de todo o Brasil. O resultado traz uma grande diversidade de propostas do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

 

Um exemplo é a  Biotecam – Assessoria e Desenvolvimento de Tecnologia Ambiental , localizada no Rio de Janeiro,  que produz o Texticel, um biotecido realizado a partir de cultivo de bactérias. É um material ecológico que utiliza nutrientes sustentáveis, possui uma pegada hídrica baixíssima e é totalmente biodegradável e compostável,  ao mesmo tempo que visualmente e no tato, possui propriedades semelhantes  a um couro.

 

Atualmente, a Biotecam produz o Texticel em folhas com dimensões próximas a 50 x 30 cm, um volume de produção de 24 folhas por mês com uma perspectiva de aumento significativo de escala produtiva  para o primeiro semestre de 2019.

Na foto Texticel da Biotecam no desfile da marca Movin durante a segunda edição do Brasil Eco Fashion. Foto: Movin.

Entre os participantes,  também está a  Natural Cotton Colors – moda com algodão colorido orgânico da Paraíba – que trabalha a partir da agricultura familiar, passando pelo trabalho manual, o design, a confecção e a distribuição de produtos. Entre suas inovações, apresenta um tecido tecnológico utilizando algodão colorido com poliamida biodegradável, dialogando com a renda renascença incrustada em sua construção.

Algodão colorido e renda renascença no desfile da Natural Cotton Colors durante a segunda edição do BEFW. Foto: Natural Cotton Colors

Cultivado na região do semiárido, a pluma do algodão já nasce colorida sem uso de aditivos ou corantes. Como a cultura não é irrigada, nem há etapa de tingimentos, a economia de água é de 87,5% comparada a produção de tecido de algodão comum, tingido pela indústria. Foto: Natural Cotton Colors.

O espaço reúne ainda todo um novo formato de produção com significado, inspirando o mercado com componentes como laminados de látex, tingimentos e estampas naturais, tecidos de fibras naturais como algodão orgânico colorido,  juta, rendas, linha de tucum, além de aviamentos de origem reciclada e recicláveis, entre outras inovações. O projeto é parte de um conjunto de ações realizadas pelo SEBRAE e Assintecal.

Serviço
Inspiramais 2020_I – Iconografia Local
Data
: 15 e 16 de Janeiro
Local: Centro de Eventos Pró-Magno (Avenida Ida Kolb, 513, Casa Verde, São Paulo)
Horário:09h às 19hs
Entrada gratuita para profissionais do setor
Inscrições e informações: www.inspiramais.com.br

COMPARTILHAR