Design & Madeira Sustentável ILUSTR: BV Rio Design & Madeira Sustentável

É o mais recente projeto do Instituto BVRio, desenvolvido em parceria com o manejo florestal comunitário Coomflona, com apoio financeiro da Climate and Land Use Alliance (CLUA) e da Good Energies Foundation.
Tudo começou no início de 2017 com o desejo de fomentar o uso e consumo damadeira legal e certificada FSC® de manejo comunitário, e de um encontro entre a BVRio e dois designers brasileiros de renome internacional – Leo Lattavo (Lattoog) e Zanini de Zanine (Studio Zanini). Desse encontro, desenvolveu-se o projeto que tem como objetivo de produzir móveis e objetos de decoração design com madeira de extração legal, certificada e comunitária, informando e divulgando assim a origem da matéria prima para o consumidor final. Dessa forma se combate a extração ilegal de madeira e a mão de obra escrava na Amazônia ao mesmo tempo em que se agrega valor à madeira de manejos florestais comunitários.
É o manejo florestal elaborado e realizado por uma comunidade, que acerta os interesses comuns e divide as tarefas e os ganhos entre todos. O manejo florestal comunitário no Brasil tem o potencial de explorar até 46 milhões de hectares no Bioma Amazônia. No entanto, a contribuição do MFC ao setor madeireiro encontra-se muito aquém de seu potencial e este enfrenta barreiras atualmente difíceis de superar, desde a obtenção das autorizações necessárias para exploração e comercialização da madeira, até na eventual transformação da matéria-prima em produto final com maior valor agregado.

Nasceu assim o projeto Design & Madeira Sustentável – um projeto que une design a responsabilidade socioambiental, levando designers brasileiros de renome internacional diretamente ao coração da Amazônia, para colaborar com moveleiros de manejo florestal comunitário.

Lá na floresta, os designers treinam os comunitários, a fim de capacitá-los ao desenvolvimento de peças de alto valor agregado, com madeira sustentável, certificada FSC®.

Segundo o designer Fernando Mendes – que detém formação de arquiteto e desenhista industrial, mas se autodefine como designer-marceneiro, o projeto Design & Madeira Sustentável “agrega valor para todo o mundo. Agrega valor para o designer que vai usar o material correto; agrega valor para a mão de obra que vai-se especializar em fazer um trabalho mais sofisticado, e agrega valor para esse material que é extraído da floresta e que precisa se transformar num produto de qualidade com valor agregado maior para que a gente tenha uma distribuição desse valor para a cadeia toda”.

A Coomflona – referencia na atividade de MFC em toda a Amazônia, com dedicação e compromisso em manter a floresta de pé e permitindo entregar para o mercado produtos com certificação FSC®, que garantem os direitos socioeconômicos das comunidades que vivem na floresta.

O Projeto Design & Madeira Sustentável tem por objetivo conectar o manejo florestal comunitário com a indústria do design de alto valor agregado, visando com isso:

Dar plena inserção do manejo florestal comunitário na indústria moveleira de alto valor agregado.

Promover na sociedade a percepção do valor da madeira de origem sustentável.

Com esse propósito o Instituto BVRio selecionou alguns dos principais atores do design nacional envolvidos com produção em madeira sustentável, os quais se mostraram extremamente interessados em participar de um projeto de capacitação da movelaria de MFC e integração da mesma em seus processos produtivos. Todos esses profissionais são expoentes da movelaria e design nacional, reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente.

Treinamento e Capacitação

Por meio de um ciclo de sessões de capacitação com designers de alto padrão objetiva-se capacitar o manejo florestal comunitário para atender não somente a mercados sofisticados e de alto valor agregado, mas também a linhas de produção da indústria moveleira. O projeto envolve não só a capacitação, mas também a efetiva produção de peças assinadas pelos designers e exposição em feiras selecionadas.
O primeiro treinamento de capacitação de movelaria e design foi ministrado pelo designer Carlos Motta, na movelaria da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – Coomflona, no Pará.
O designer desenvolveu a produção de uma linha de 12 bowls e 3 modelos de bancos, para a marca Attom, criada especificamente para os móveis produzidos na Coomflona.

O designer Fernando Mendes também participou do projeto Design & Madeira Sustentável e fez  um treinamento de dois dias aos comunitários da Coomflona, parceira no projeto.

Durante os dois dias na Amazônia, Fernando deu uma palestra sobre o trabalho que iria ser executado e apresentou conceitos de design. Ele treinou os moveleiros à execução do banco rocha, com ensinamentos de uso e marcação com ferramentas manuais, técnicas de recorte de madeira e encaixe sem parafusos, e uso de travamento da madeira com aplicação de cunha em ângulo.

O treinamento foi um grande sucesso, e o destaque principal foi o grande envolvimento e interesse demonstrado pelos participantes em aprender, produzir as peças e tirar as duvidas técnicas.

Passo a passo

Na primeira manhã, o designer passeia pelo pátio com os comunitários para escolher as madeiras. Em seguida, estas são transportadas para a serraria, onde são cortadas. Pela tarde, a madeira é transportada à movelaria onde se faz a preparação dos componentes necessários à confecção dos objetos.
Fernando Mendes trouxe os desenhos do seu famoso Banco Rocha. Na segunda manhã do treinamento o designer deu uma palestra sobre o trabalho a ser executado e a apresentação dos conceitos de design.
Pela tarde, a parte prática, com execução de partes do banco rocha, ensinamentos de uso e marcação com ferramentas manuais, técnicas  de recorte de madeira e encaixe sem parafusos, e uso de travamento da madeira  com aplicação de cunha em ângulo.

O futuro do projeto Design & Madeira Sustentável

Todos os designers envolvidos no projeto que ministraram seus workshops visaram qualificar os comunitários para atender suas produções e posteriormente realizarem suas ações comerciais. O objetivo dos designers é de comprar essa matéria prima nobre sem atravessadores, de origem legal, sustentável e socialmente correta.

Temos também como objetivo finalizar a primeira etapa do projeto Design & Madeira Sustentável com uma exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), em 2019. A exposição será dedicada aos objetos design produzidos no âmbito do projeto e e irá se chamar “A Bela Madeira Brasileira” – Uma mostra do ofício e da matéria prima que conta a historia do design brasileiro.

COMPARTILHAR