IBRAM divulga catálogo dos Centros de Tecnologia Mineral brasileiros

Publicação reúne informações atualizadas sobre a atuação dos Centros e Laboratórios e é um guia para empresários e fornecedores do setor

Já está disponível (no Portal da Mineração) para consulta a primeira edição do Catálogo Centros de Tecnologia Mineral do Brasil. Produzido pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME) do Governo Federal, a divulgação e atualização é feita pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), por meio da Gerência de Pesquisa e Desenvolvimento.

O objetivo do material é fornecer às empresas, de forma dinâmica a constantemente atualizada, informação relativas às instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e prestadoras de serviços de desenvolvimento tecnológico para a mineração. “Os processos tecnológicos que envolvem o aproveitamento de recursos minerais são desenvolvidos ou adaptados para suas características especificas e aperfeiçoados de acordo com as novas tecnologias. Nesse contexto, é fundamental que o empreendedor mineral tenha acesso aos Centros e Laboratórios de Desenvolvimento Tecnológico voltados à mineração”, explica Cinthia Rodrigues, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do IBRAM.

Vania Lucia de Lima Andrade, da SGM/MME explica que o Guia facilitará o acesso das empresas aos serviços existentes no País. “Em muitos casos as empresas buscam competências fora do País pela dificuldade de conseguir as informações de forma estruturada e o envio de amostras para o exterior, por exemplo, torna o custo ainda mais alto”, explica.

As informações do Guia não são exaustivas e foram coletadas por meio de auto declarações repassadas pelos gestores dos centros de P&D brasileiros e, em alguns casos, pesquisadas nos sites das empresas. O conteúdo foi dividido em duas partes: um descritivo das principais informações das instituições com o levantamento das expertises que os centros afirmam estarem aptos a oferecer ao mercado e um conjunto de tabelas – dividido por bem mineral e por área de conhecimento em que a SGM levantou a infraestrutura de equipamentos e processos que estas instituições oferecem ao mercado.

Esse será um catálogo dinâmico e informações adicionais podem ser inseridas para mantê-lo sempre atualizado. Não foram incluídos os laboratórios dos fornecedores de equipamentos, que poderão ser acessados diretamente pelos sites ou nas mídias especializadas. Também não foram incluídos os centros privados das empresas de mineração por não estarem disponíveis para o mercado em geral.

Clique aqui e acesse a íntegra do material. http://portaldamineracao.com.br/wp-content/uploads/2018/12/catalogo-centros-de-tecnologia-mineral-v10web.pdf

COMPARTILHAR