Mais de mil acadêmicos se preparam para estágio em hospital

Cerca de mil estudantes já participaram das palestras realizadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), localizado em Santarém, no oeste do Pará, desde o início deste mês de fevereiro. A programação de palestras com os profissionais da unidade é voltada para acadêmicos de instituições de ensino superior que desejam realizar o estágio curricular obrigatório na instituição.

A estudante de Farmácia, Marina Neves Sousa, de 22 anos, aguarda para iniciar o estágio no Hospital. “Ter a oportunidade de estagiar em um campo tão rico e único é algo imensurável. No curso de Farmácia, nós podemos atuar em muitos campos, alguns muito próximos da nossa realidade, porém o Hospital proporciona uma vivência única, que não encontramos em nenhum outro lugar”, avalia.

O HRBA tem contribuído com a formação de novos profissionais desde 2011, quando passou a receber estudantes da área da saúde e os primeiros residentes. Após a certificação como Hospital Ensino, em 2014, a unidade fortaleceu ainda mais esse compromisso.

“O Hospital tem sido ator principal na formação de novos profissionais para a região, não só na área da saúde. Ao longo dos anos, foi aperfeiçoado o processo de ensino-aprendizagem, para que se torne cada dia mais consolidado e que seja trabalhada uma formação voltada para a segurança do paciente”, explica a coordenadora de Ensino e Pesquisa, Claudiléia Galvão.

Em 2018, o HRBA recebeu mais de 2.400 estagiários. Além de contar com alunos da área da saúde, o hospital oferece oportunidades para acadêmicos de outros cursos, como agronomia, jornalismo e pedagogia.

Durante as integrações acadêmicas, os estudantes recebem formação voltada para a prevenção de infecção hospitalar; segurança no processo assistencial; cuidados com o uso de Equipamentos de Proteção Individual; como fazer a evolução adequada e correta nos prontuários; e normas gerais do hospital e da Pró-Saúde – organização que administra a unidade de saúde.

“No primeiro momento, a maior importância é a integralidade entre instituições e o campo de estágio. É fundamental, principalmente para o nosso aluno, ter um contato mais direto com o que ele pode esperar no futuro. É importante conseguir que o aluno entenda como será a forma de trabalho, até para ele ter criticidade e verificar a importância do estágio para ele”, afirma o professor universitário Breno Ferreira.

Centro de Estudos e Pesquisas – Com conquistas que atestam a excelência da assistência prestada aos usuários, o HRBA também avança no desenvolvimento de pesquisas. Nesta quarta-feira (13), será inaugurado o Centro de Estudos e Pesquisas do Hospital Regional do Baixo Amazonas.

“Esse é um marco na história do Pará. O Hospital Regional se consolida como um centro de pesquisas científicas, possibilitando contribuir com o desenvolvimento da região. Estaremos alinhados com o que existe de mais moderno para garantir, sempre, um Hospital comprometido com a assistência de qualidade e comprometido com o ensino e pesquisa”, explica o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O Hospital – Reconhecido nacionalmente como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o HRBA é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do oeste do Pará.