Essas são apenas algumas das características da lanterna solar Mobiya, tecnologia desenvolvida pela Schneider Electric com o propósito de levar energia limpa e segura para comunidades remotas que vivem fora da rede elétrica. Ao longo dos anos, a inovação sustentável ganhou adeptos no mundo todo: dos praticantes de atividades ao ar livre, como camping, pesca e trilha, até aos que querem apenas economizar na conta de luz ou não ficar no escuro quando acabar a energia.Mobiya schema

No Brasil, a Mobiya também cumpre sua função social como uma alternativa de iluminação limpa e sustentável para comunidades indígenas e ribeirinhas. Atualmente, cerca de 1,2 milhões de brasileiros ainda vivem sem energia elétrica em suas casas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país. E é justamente esse cenário desafiador que a Schneider Electric vem enfrentando com o Programa de Acesso à Energia, composto por soluções solares de iluminação e eletrificação, como a Mobiya.

A lanterna solar é uma opção prática e acessível pra quem quer ter luz e conexão em qualquer lugar. Além de iluminar até 48 horas no nível mais baixo (são três intensidades de iluminação) com apenas um dia de carga, ela vem ainda com um cabo USB com 5 opções de carregadores de celular e tem garantia de um ano.Mobiya Portable Products

É resistente e à prova d’água. Dá pra usar na chuva, embaixo d’água e o seu design foi pensado para trazer mais conforto e funcionalidade – tem até um suporte para colocar o celular enquanto ele carrega.  Não é à toa que ganhou um prêmio europeu de design, o Grand Prix Strategies Du Design.

UJH1674_cmykVocê pode usar a Mobiya de 7 formas diferentes: carregar na mão, prender no teto, fixar na parede, encaixar em uma garrafa PET e usar como abajur, colocar em cima da mesa, no chão ou até usar um cabo de vassoura como suporte.

Além de ser ideal para atividades externas, ela ajuda a economizar energia em casa. Por exemplo, se você sempre deixa uma luz acessa durante a noite, a Mobiya pode se transformar em um abajur sustentável. Além disso, ela é a segurança que a gente precisa pra não ficar no escuro (e nem sem celular!!) quando a energia acabar. A lâmpada é de LED e a tecnologia lítio-ferro-fosfato da bateria aumenta significativamente a sua vida útil.

A Mobiya está disponível hoje para compra nas Lojas Online da Neosolar www.neosolar.com.br

(*) Publicado originalmente na edição 57 da Revista Amazônia.

25