Premiação reconhece startups com foco na floresta e biodiversidade da Amazônia

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a Natura, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, promove no dia 14 de dezembro a premiação do Programa AmazôniaUP. No evento, que contará com a participação do diretor de Inovação Digital da Natura, Luciano Abrantes, as startups selecionadas apresentarão os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos meses, com foco na floresta e na biodiversidade.

Do total de 130 inscritos, foram selecionados 12 negócios, sendo que cinco são de municípios de atuação direta da Rede Jirau de Agroecologia, apoiada pela Natura. A seleção levou em conta o potencial da ideia e do protótipo quanto à aplicação e inovação. Neste sentido, todos os projetos têm foco na descoberta de novos processos produtivos que não degradem o meio ambiente e na manutenção da floresta em pé.

Entre setembro e dezembro, os selecionados participaram de um processo de imersão que consistiu em quatro oficinas, que trabalharam em profundidade aspectos centrais do desenvolvimento dos negócios, tais como: perfil do cliente, canais de venda, parcerias essenciais, estrutura de custo e fontes de receita.

Além disso, os selecionados tiveram uma formação intensa em apresentação dos negócios a possíveis investidores e parceiros comerciais, orientados por parceiros e CEOs de startups consolidadas na Amazônia e no Brasil, assim como professores especialistas em temas da sociobiodiversidade e da produção rural.