Proteômica, Remodelamento Cerebral e Técnicas de Biofísica

13 a 20 de setembro de 2017

Agência FAPESP – “Aplicação de proteômica para estudo de bioquímica do músculo”, “Remodelamento cerebral induzido por cardiomiopatia hipertrófica em um modelo animal” e “Técnicas de biofísica para estudo de mecanismos de regulação do músculo estriado” são os temas das palestras promovidas pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Elas serão oferecidas pelo professor José Renato Pinto, docente na Universidade da Flórida e que estará no Brasil por 30 dias com apoio da FAPESP na modalidade Pesquisador Visitante.

A primeira palestra será no dia 13 de setembro de 2017 e apresentará a técnica de proteômica como ferramenta para estudar alterações bioquímicas envolvidas na função de células musculares cardíacas e esqueléticas. Na segunda palestra, no dia 14 de setembro, serão apresentadas evidências de que o remodelamento patológico do coração pode estar associado a alterações na plasticidade cerebral de roedores.

A terceira palestra ocorrerá no dia 20 de setembro e será uma breve introdução de ensaios de biofísica para o estudo da função celular muscular cardíaca e esquelética. O público-alvo são alunos de graduação e pós-graduação, contando com a participação de docentes internos e externos à Uninove

As três palestras serão ministradas na Uninove (rua Vergueiro, 235/249, Liberdade, São Paulo), com abertura de 20 vagas para o público externo. Os interessados devem se inscrever via formulário, até o dia 5 de setembro.

Mais informações pelo e-mail andreyserra@gmail.com.
 

Agência FAPESP