Segurança hídrica e saneamento em debate pelo setor privado

Oportunidades de negócios, tendências tecnológicas, experiências internacionais e a responsabilidade das empresas na gestão dos recursos hídricos serão temas da plenária Water and Business, que acontece no dia 27 de novembro durante o Rio Water Week

Qual o papel do setor privado nos desafios da segurança hídrica global? Para discutir e apresentar resultados positivos de negócios que incluem gestão de água e saneamento, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Rede Brasil do Pacto Global promoverão, no dia 27/11, a plenária Water and Business. O evento é parte da programação do Rio Water Week – conferência internacional que reunirá, entre 26 e 29 de novembro, sociedade civil, comunidade acadêmica, empresas e organizações internacionais para discutir desafios, políticas públicas e soluções tecnológicas de gestão hídrica e saneamento. A expectativa de público geral é de 2 mil pessoas do Brasil e do exterior.

O Water and Business é desdobramento do Water Business Day, realizado em março deste ano durante o Fórum Mundial da Água, em Brasília. A iniciativa está alinhada às metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS6), que visa assegurar a disponibilidade e gestão da água e saneamento para todas e todos até 2030. Oscar Cordeiro (Agência Nacional de Águas – ANA), Jason Morrison (CEO Water Mandate) e Tom Williams (WBCSD) são alguns nomes de destaque do evento, que também contará com representantes do Banco Mundial, FIRJAN, FIESP, Coca-Cola, Ambev, Nestlé, Philip Morris, Braskem e ECOLAB, ABCON/SINDCON, BRK Ambiental, AEGEA saneamento, Pezco do Brasil e Águas do Brasil.

“Reunimos representantes de grandes organizações para que a sociedade possa conhecer as ações do setor privado que contribuem com a segurança hídrica e entender as limitações legais ou regulatórias que dificultam soluções de ecoeficiência. Também falaremos sobre uma de nossas propostas para o novo governo , que é a inclusão do reuso de água de processos industriais no Plano Nacional de Saneamento. A necessidade urgente de expansão do saneamento no País como forma de prevenção a doenças e a melhoria da infraestrutura para geração de negócios serão temas contemplados”, explica Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Aquasfera

Durante o Water and Business, o CEBDS lançará um hub de informações sobre gestão de recursos hídricos do setor privado. A plataforma digital, batizada de Aquasfera, é resultado do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, um documento assinado por mais de 20 empresas associadas ao CEBDS durante o 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu pela primeira vez no Brasil em março deste ano.

A Aquasfera terá um ambiente de acompanhamento do cumprimento das metas, um espaço de integração exclusivo para as empresas, uma área de notícias e agenda de eventos e um espaço para divulgar projetos e tecnologias inovadoras que colaborem para a evolução da segurança hídrica no Brasil.

 

Water and Business

Data: 27/11

Local: Riocentro (RJ)

Horário: de 9h45 às18h

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

9h45 às 10h30 – Plenária (45 min)

 

Tema: Contextualização dos desafios hídricos globais e o papel do setor privado para endereçar estes desafios: o panorama da visão de negócios para a questão da segurança hídrica e saneamento.

 

  •             Jason Morrison (CEO Water Mandate)
  •            Oscar Cordeiro (ANA)
  •             Tom Williams (WBCSD)

 

10h30 – 11h – Coffee break

 

11h – 12:10h Abertura

 

Fala institucional das ações pós Fórum Mundial da Água, seguido de debate da colaboração entre agendas e perguntas do público.

 

  • Ana Carolina Szklo (CEBDS)
  • Davi Bomtempo (CNI)
  • Fernanda Arimura (RBPG)

 

12h10 – 12h30 – Boas práticas para água – business case

 

  • Vamos falar sobre água ? Manuella Curti, presidente do grupo Europa Purificadores de água
  • Pré-lançamento do Instituto Iguá de Sustentabilidade, Gustavo Guimarães, CEO da Iguá Saneamento e Renata Ruggiero Moraes, diretora executiva do Instituto Iguá

 

12h30 – 14h00 – Almoço – “Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na Indústria”

Durante o tempo de almoço teremos um side event acontecendo na mesma sala: “Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na Indústria” – realização da AHK – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha

 

14h00 – 15h45 1ª Sessão – Segurança Hídrica

 

14h00 – 15h00 Painel 1 – O setor privado como parte da solução

 

Moderador: Giuliana Chaves Moreira (RBPG)

  • Daniela Redondo – Coca-cola
  • Filipe Barolo – Ambev
  • Ivan Mello e Silva – FIRJAN
  • Silvana Saleme Diaz  – Nestlé

 

15h – 15h45 Painel 2 – Segurança Hídrica como oportunidades de negócios

                                                                                                                                             

Moderador: Ana Carolina Szklo (CEBDS)

  • Alejandro Okroglic – Philip Morris
  • Marcelo Cerqueira  – Braskem
  • Orson Ledezma – ECOLAB

 

15h45 – 16h00 – Intervalo

 

16h00 – 17h30 2ª Sessão – Saneamento

 

16h00 – 16h45 Painel 3 – Contribuição do setor privado para a universalização do saneamento: desafios e oportunidades

 

Moderadora: Tien Shiao (Pacific Institute)

  • Giuliano Vito Dragone – ABCON/SINDCON
  • Juliana Calsa – BRK Ambiental
  • Hamilton Amadeo – AEGEA saneamento

 

16h45 – 17h30 Painel 4 – Financiamento do setor privado para o saneamento

 

Moderador: Alexandre Villela (Fiesp)

  • Frederico Turolla – Pezco Consultoria
  • Stela Goldenstein – Banco Mundial

 

17h30 – 18h00: Sessão de encerramento

 

Relato do dia, fechamento e próximos passos

COMPARTILHAR