SELO PECUÁRIA: CARNE NEUTRA CHEGA À EUROPA

Os primeiros embarques foram para a Suíça, um dos mercado mais exigentes do mundo em termos de sustentabilidade

Lançado em 2016 por três pecuaristas mineiros – Leonardo Resende, Elesier Lima Gonçalves e Bruno Junqueira -, o Projeto Pecuária Neutra, que usa sistemas silvipastoris para neutralizar o gás metano emitido pelos bovinos, conseguiu um grande feito em 2018. Cortes de carne oriundas do projeto e comercializadas sob a marca Gran Beef, acabam de chegar à Europa, mais precisamente à Suíça.

Os animais produzidos em sistema silvipastoril por Leonardo e Eliezer são terminados na Fazenda Bugre, em Prata, no Triângulo Mineiro, pertencente a Junqueira, que conta com a certificação Rainforest Alliance. Os primeiros lotes de carne Gran Beef chegaram à Suíça em setembro de 2018, por meio de vendas diretas a um açougue em Zurique. Os cortes compreendem filé, contrafilé, picanha, fraldinha, maminha e filé de costela e estão sendo exportados pela Minerva Foods, responsável até agora pelos abates e a desossa dos animais, em sua planta de Barretos, SP.

Segundo Bruno Junqueira, o almejado destino internacional somente foi alcançado porque a carne Gran Beef é produzido com base no protocolo de neutralização de gases de efeito estufa. Recentemente, os três sócios mineiros resolveram mergulhar ainda mais profundamente em conceitos ecológicos, apostando na chamada “pecuária regenerativa”. Veja mais informações na edição de fevereiro da Revista DBO