Treinamento técnico em Microbiologia da Fermentação Alcoólica com bolsa da FAPESP

Uma vaga de Treinamento Técnico nível dois (TT-2), com bolsa da FAPESP, está disponível para o projeto “Seleção deSaccharomyces cerevisiae para a produção de etanol celulósico mediante processo de fermentação batelada alimentada com reutilização de células“, conduzido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

O projeto faz parte do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). As inscrições devem ser feitas até 15 de março de 2019.

O bolsista participará do planejamento e execução dos experimentos. Durante a execução, ele se envolverá com a formulação dos meios de fermentação, esterilização e condução das fermentações. O candidato selecionado também efetuará análises pertinentes à formação ou consumo de metabólitos (etanol, açúcares, glicerol, ácidos orgânicos), assim como a biomassa, além de análises microbiológicas de viabilidade celular.

Para tais técnicas de microscopia óptica, o bolsista usará cromatografia líquida, destilação, espectrofotometria e densimetria eletrônica. O bolsista também estará envolvido nas análises dos resultados e no preparo de relatório.

Os candidatos poderão se inscrever enviando e-mail para o orientador do projeto, o professor Luiz Carlos Basso, no e-mail (lucbasso@usp.br). Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2660.

A Bolsa TT-2 tem valor de R$ 878,00 mensais e é voltada para alunos de cursos técnicos de nível médio e superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, para dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais) às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de treinamento técnico em www.fapesp.br/174.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, emwww.fapesp.br/oportunidades