Um pedido de cocô: Com jarra de fezes ao seu lado, Bill Gates pede a eliminação segura de resíduos humanos

Bill Gates, ex-CEO da Microsoft e co-fundador da Fundação Bill e Melinda Gates, fala como um pote de fezes humanas em um pódio na Reinvented Toilet Expo, em Pequim

PEQUIM – Colocando uma jarra de fezes em um pedestal ao seu lado, o bilionário filantropo Bill Gates fez um apelo na terça-feira pela eliminação segura de lixo humano quando ele iniciou uma “Reinvented Toilet” Expo na China.

“Você pode adivinhar o que está neste copo – e você estaria certo. Fezes humanas “, disse o ex-CEO da gigante do software Microsoft. “Esta pequena quantidade de fezes pode conter até 200 trilhões de células rotavírus, 20 bilhões de bactérias Shigella e 100.000 ovos de vermes parasitas”.

Ele prosseguiu dizendo que agentes patogênicos como esses causam doenças que matam cerca de 500.000 crianças menores de 5 anos de idade todos os anos.

Mais de 20 empresas e instituições acadêmicas estão exibindo novas tecnologias de banheiros na feira de três dias em Pequim, de banheiros independentes a uma usina de tratamento de resíduos em pequena escala e de pequena escala chamada Omni Processor.

A Fundação Bill e Melinda Gates que Gates co-fundou com sua esposa gastou mais de US $ 200 milhões desde 2011 para estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia de saneamento seguro.

“As tecnologias que você verá aqui são os avanços mais significativos em saneamento em quase 200 anos”, disse ele, de acordo com um texto de suas observações preparadas.

O UNICEF estima que 4,5 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a saneamento com segurança e que 480.000 crianças menores de 5 anos morrem a cada ano de diarréia, principalmente no sul da Ásia e na África subsaariana. Também há um custo econômico: a falta de saneamento básico custou ao mundo quase US $ 223 bilhões em 2015, de acordo com um estudo da Oxford Economics e da fabricante de louças japonesa Lixil.

Gates deixou as fezes em exibição por cerca de 10 minutos antes de removê-lo, seu ponto de vista.

 

COMPARTILHAR