Amazônia +10 é lançada em encontro de governadores da Amazônia Legal

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou na quinta-feira (17/03), em Manaus, a iniciativa Amazônia +10. Na ocasião, representantes dos Estados do Amapá, Maranhão e São Paulo e dos conselhos das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap) e Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) adeririam à iniciativa, que tem como objetivo desenvolver a ciência, tecnologia e inovação na Amazônia Legal e que é apoiada também pelos governos do Acre, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins.

A Amazônia +10, que já conta com R$ 100 milhões da FAPESP, apoiará projetos de pesquisa em colaboração voltados à conservação da biodiversidade e mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na região. A expectativa é que os recursos para o financiamento de pesquisa atinjam a marca dos R$ 500 milhões com a adesão de governos, empresas e organizações sociais.

A iniciativa foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2021.

O lançamento da Amazônia+10 pelo governador Wilson Lima ocorreu durante a abertura da 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), que reúne governantes de Estados da Amazônia Legal e de 11 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui