Campanha de vacinação para sarampo e pólio está perto de atingir a meta

A três dias do final da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite e o Sarampo, dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) indicam que a média nacional de doses aplicadas está em 94,7% para o sarampo e 93,6% para a pólio (paralisia infantil).

Foram dadas em todo o país mais de 22 milhões de injeções. Onze estados cumpriram o plano do Ministério da Saúde de vacinar pelo menos 95% do público-alvo para as duas vacinas. Estamos falando de todas crianças entre 1 e menos de 5 anos.

Os estados que garantiram esse bom resultado são: Mato Grosso do Sul, Ceará, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia e Amapá. Por outro lado, o Rio de Janeiro, com uma cobertura abaixo de 80%, está decepcionando, o que abre as portas para surtos na região.

Cerca de 800 mil pequenos ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Na faixa etária de 3 e 4 anos, o objetivo inicial do governo foi batido. A maior preocupação é com os bebês de 1 ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%. Não deixe de levar seu filho aos postos de saúde.

A campanha de vacinação contra o sarampo e a pólio vai até a próxima sexta-feira (14).

Esta matéria foi publicada originalmente na Agência Brasil.

Por: saude.abril.com.br

COMPARTILHAR