Chamada selecionará líder de grupo de pesquisa em ciências da vida

A FAPESP lançou uma chamada de propostas para selecionar um jovem pesquisador da área de ciências da vida para liderar um grupo de pesquisa por quatro anos (G4) na Plataforma Científica Pasteur-USP, sediada na Universidade de São Paulo (USP).

A chamada é fruto de um acordo de cooperação assinado pela FAPESP com o Instituto Pasteur e a USP em dezembro de 2021.

Propostas de pesquisa em ciências da vida podem ser submetidas até 1º de julho, abordando especificamente as prioridades programáticas da Plataforma Científica Pasteur-USP.

Os candidatos devem ter de cinco a oito anos de experiência de pós-doutorado em laboratórios classificados internacionalmente, cumprir os critérios de elegibilidade do Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador da FAPESP e demonstrar fluência em inglês. Não podem ocupar cargo permanente no Instituto Pasteur, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou na USP.

A duração do projeto deve ser de 48 meses, podendo ser estendida por até 12 meses se houver solicitação no final do terceiro ano e uma revisão de mérito bem-sucedida.

Além dos itens permitidos pelas normas do Auxílio Jovem Pesquisador, o apoio oferecido pela FAPESP inclui Bolsa Jovem Pesquisador e, excepcionalmente para esta chamada, será permitido solicitar uma Bolsa de Pós-Doutorado para um candidato a ser selecionado pelo Jovem Pesquisador.

O Instituto Pasteur alocará um montante máximo de € 50 mil por ano para o G4 durante o período de duração do projeto selecionado. Os fundos alocados deverão ser utilizados para cobrir custos de equipe, custos operacionais e equipamentos.

Propostas para a chamada serão recebidas por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).

A chamada está publicada em: fapesp.br/15459.