Círio de Nazaré 2018: Fique por dentro da maior festa religiosa do Brasil

O Círio de Nazaré é considerado o maior evento religioso do país e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo. Só para ter uma noção, a festa do Círio é tão importante em todo o estado do Pará que pode ser comparada a celebração do Natal.

A festividade possui uma importância cultural tão grande que foi registrada em 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Esta é uma oportunidade única de conhecer a cidade de Belém e também a região amazônica de um ângulo diferente da maioria dos turistas. Mesmo que você não seja católico, o Círio de Nazaré oferece muitas atrações culturais, de lazer e excelentes surpresas gastronômicas. Além dos pontos turísticos e passeios já tradicionais da região.

Programação do Círio de Nazaré

A procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré é sempre no segundo domingo de outubro, esse ano dia 14, mas as celebrações tem início na terça-feira, dia 09/10, com uma missa solene. Na quinta, 11/10, acontece a Missa de apresentação do manto. Na sexta-feira, 12/10,  a imagem é levada aos moradores dos municípios de Marituba e Ananindeua, em um trajeto de 55 km.

No sábado, 13/10, a imagem segue até o distrito de Icoaraci, de onde parte a romaria fluvial conhecida como Círio das Águas. Na chegada de barco até a capital, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recepcionada por motociclistas, que a escoltam até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata. À noite, após a missa, uma nova comitiva conduz a imagem até a Catedral da Sé, com milhares de fiéis segurando velas. Quase todas as casas, estabelecimentos comerciais e públicos são decorados com o tema da festa. As apresentações musicais começam nos primeiros dias de outubro, mas o ponto alto do evento acontece no segundo domingo, com a celebração de uma missa em frente à Catedral da Sé, às 5h30. Domingo, 14/10, ás 7 horas da manhã tem início a procissão, que percorre as ruas da cidade, desde a Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré, em um percurso de 3,6 km. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré mais longo da história aconteceu em 2004, que teve a duração de 9 horas e 15 minutos. Ufa!

 

Por: engenhariae.com.br

COMPARTILHAR