A COOPERNORTE, maior cooperativa de agronegócios da Região Norte, marca um novo marco em sua trajetória com o início das operações de sua primeira indústria de beneficiamento de grãos e farinhas em Paragominas (PA). Este projeto de verticalização representa um investimento total estimado em R$ 73 milhões e visa fortalecer a produção regional de grãos, promovendo a qualidade e a eficiência no processamento de alimentos essenciais.
Com capacidade para armazenar até 940 mil sacos para processamento, a agroindústria COOPERNORTE tem uma produção inicial de 21,3 toneladas de alimentos por hora, totalizando 187,4 toneladas diárias e 4.123 toneladas mensais em um único turno de operação. Esses números são esperados para dobrar com a ativação do segundo turno, ampliando ainda mais a capacidade produtiva.
Instalada em uma área de 4.051 m², a agroindústria está equipada com tecnologia de ponta para empacotamento de grãos e farinhas, incluindo sistemas automatizados, robôs de empacotamento pioneiros na região e equipamentos de análise de qualidade, garantindo a excelência em todos os processos.
Bazílio Carloto, diretor-presidente da COOPERNORTE, destaca o orgulho da cooperativa em lançar este projeto visionário, que não só fortalece a produção local, mas também coloca Paragominas como referência de qualidade no mercado regional e nacional. Ele enfatiza o compromisso da COOPERNORTE em fornecer produtos e serviços que agreguem valor à produção de seus cooperados.
Todos os produtos serão comercializados sob a marca COOPERNORTE e distribuídos para redes atacadistas e varejistas em Paragominas, região e além. A diversificação dos produtos inclui não apenas os grãos tradicionais, mas também produtos derivados de milho, como canjica, fubá e flocão, este último sendo especialmente relevante no Pará, onde há alta demanda.
Márcio Thomazi, gerente agroindustrial da COOPERNORTE, destaca que este empreendimento visa promover o desenvolvimento agroindustrial da região, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e o compromisso social, contribuindo assim para o crescimento econômico local e nacional.
Além dos benefícios econômicos diretos, a agroindústria COOPERNORTE promete gerar dezenas de empregos diretos e cerca de 1.650 empregos indiretos, impactando positivamente toda a comunidade. A inauguração oficial está programada para ocorrer durante a SHOW AGRO, a maior feira agropecuária do Norte do Brasil, que acontece de 29 de maio a 1º de junho de 2024, em Paragominas, com o tema “Verticalização: a prosperidade no agro”. A abertura da agroindústria está marcada para o dia 31 de maio, prometendo marcar um novo capítulo na história do agronegócio regional.
Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…
Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…
Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…
O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou o Met Office. De acordo com o meteorologista,…
O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…
This website uses cookies.