Categories: Geral

Abertura do edital no Amazonas para transferência gratuita de tecnologias de combate a eventos climáticos extremos

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou um edital para credenciamento de instituições interessadas na transferência gratuita de tecnologias voltadas ao combate a eventos climáticos extremos, como a estiagem. O anúncio foi feito em cerimônia na sede da Fapeam, em Manaus, na última quinta-feira (03/10).

A iniciativa, conduzida pelo Comitê Técnico-Científico (CTC) e pelo Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais, busca mobilizar instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos. O objetivo é que essas entidades atuem na transferência de tecnologias que ajudem no monitoramento, mitigação e adaptação a fenômenos climáticos críticos na região.

Publicidade

O edital

EditalEdital
Lançamento da chamada pública no Amazonas

As instituições selecionadas terão acesso a um financiamento de até R$ 50 mil, com recursos estaduais. O edital prevê o apoio a até 25 projetos, somando R$ 1,25 milhão, que serão usados para replicar as tecnologias transferidas.

Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fapeam, destacou que o edital está diretamente relacionado aos desafios climáticos enfrentados globalmente e, particularmente, na Amazônia. Ela ressaltou que a disseminação de conhecimento e tecnologia é fundamental para encontrar soluções inovadoras que minimizem os impactos da estiagem.

O secretário executivo da Defesa Civil, coronel Clóvis Araújo Pinto Junior, enfatizou que essas tecnologias transferidas ao governo estadual trarão melhorias significativas no atendimento à população, especialmente diante das dificuldades causadas pelas condições climáticas adversas.

Além de representantes da Fapeam, participaram do evento figuras importantes de instituições como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Nilton Lins, Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia) e Embrapa Amazônia Ocidental, além de membros de outras instituições acadêmicas e de pesquisa.

As propostas devem ser submetidas até 18 de outubro, através de um formulário online no Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam). O edital completo, com todos os critérios de participação, está disponível no site da Fapeam.

O Comitê Técnico-Científico do Amazonas (CTC/AM), criado em julho de 2024, é composto por especialistas que atuam no desenvolvimento de estratégias para enfrentar fenômenos climáticos extremos no estado. Coordenado pela Fapeam, o comitê conta com representantes de diversas instituições, incluindo a UEA, Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, secretarias estaduais e órgãos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Jabuti-piranga: o que come, onde vive e como cuidar?

Imagine um pequeno viajante com uma casa nas costas, movendo-se calmamente pelas florestas da Amazônia.…

12 horas ago

Macaco-prego usa pedra como ferramenta? Entenda

Você já imaginou um macaco escolhendo uma pedra com cuidado, posicionando-a com precisão e usando-a…

13 horas ago

Cobra sucuri é mesmo perigosa? Verdades e mitos

Imagine estar às margens de um rio na Amazônia e avistar uma sucuri deslizando silenciosamente…

13 horas ago

Governo revoga decreto de importação de resíduos recicláveis após mobilização de catadores

Decisão atende reivindicação de movimentos de catadores e protege cadeia nacional de reciclagem. Nova regulamentação…

13 horas ago

Degradação da Amazônia dispara 163% e ameaça metas climáticas do Brasil

Mesmo com queda no desmatamento, queimadas e seca severa ampliam a degradação florestal entre 2022…

14 horas ago

Diretor da Vale cobra políticas públicas para ampliar economia circular

No Fórum Mundial de Economia Circular 2025, Bruno Pelli defende incentivos e inovação para reduzir…

14 horas ago