A SINN Power desenvolveu uma plataforma flutuante que consegue gerar energia solar, energia eólica e hidrogênio. A plataforma faz tudo isso utilizando o potencial da força das ondas  

A empresa SINN Power, da Alemanha, criou um novo projeto que pode produzir três tipos de energia renovável distintas. Com uma estrutura conhecida como Plataforma Oceânica Híbrida, a empresa pretende gerar eletricidade utilizando energia solar, energia eólica, a força das ondas e ainda pode gerar hidrogênio. A plataforma da SINN Power, apresentada no ano passado, é uma estrutura que flutua no mar e aproveita elementos da natureza para produzir energia renovável. Um dos maiores atrativos do projeto é a sua mobilidade, de acordo com a empresa.

Ocean Hybrid Platform é capaz de gerar 3 tipos de energias renováveis

Plataforma Ocean Hybrid Platform (OHP) – SINN Power – Reprodução/Youtube

O esqueleto da Ocean Hybrid Platform pode suportar ventos de até 27 m/s e ondas de até 12 metros de altura, de acordo com a empresa, entretanto, é estimado que o projeto também consiga sobreviver a ventos de 60 m/s.

Em casos de eventos da natureza que ultrapassem esses limites, a estrutura que gera energia eólica, energia solar e hidrogênio pode ser rebocada para um local seguro e depois ser utilizada novamente.

De acordo com Philipp Sinn, CEO da empresa alemã, a plataforma pode ser utilizada na complementação de parques de energia eólica e energia solar fora da costa para a aumentar a capacidade de carga, ofertar energia renovável às aquaculturas e a produção de hidrogênio, ou apenas produzir energia limpa para ilhas remotas e para áreas costeiras. Philipp Sinn destacou que o intuito da empresa é criar uma plataforma durável que mude de forma drástica o ecossistema de energia renovável.

SINN Power realiza testes coletando energia solar, energia eólica e hidrogênio

A SINN Power fez testes, que tiveram sucesso, em Heraklion, na Grécia, e já está vendendo ativamente sua solução de energia renovável para desenvolvedores de todo o mundo.

Além do equipamento necessário para a geração de energia eólica, energia solar e hidrogênio, incluindo proteção IP68, a empresa oferta uma extensa gama de serviços de engenharia, instalação e aquisição, incluindo operação e manutenção segundo os requisitos exigidos pelos clientes.

Plataforma da empresa alemã conta com 70 módulos solares, turbinas eólicas e muito mais

Na plataforma da empresa alemã, há espaço para 70 módulos fotovoltaicos em um metro quadrado, o que gera cerca de 30 kW com módulos modernos. Com o auxílio de uma estrutura coerente, um parque de energia solar de 3 MW pode ser desenvolvido de forma fácil e rápida.

Já em questão de produção hidrelétrica, baseada nas condições marítimas e na demanda de energia renovável, diferentes configurações são adequadas para o conversor de energia das ondas.

Cada canto da plataforma pode ser conectado com um conversor de energia que utiliza ondas ou pequenas turbinas de energia eólica de tamanhos variados. Além de sua simplicidade e durabilidade, a estrutura é adaptável e flexível a vários tamanhos e configurações de arranjo, podendo ser também expandida futuramente. Os componentes utilizados são sempre os mesmos, ofertados para uma montagem simples e um transporte fácil.