Encontro virtual discute o Novo Marco do Cooperativismo de Crédito

Para que o público cooperativista fique por dentro da importância da aprovação do novo marco regulatório do cooperativismo de crédito, o Sistema OCB/GO realizou, nesta terça-feira (19), uma live com a participação de Thiago Borba Abrantes, coordenador do Ramo Crédito na Gerência de Relações Institucionais da OCB e Fabíola Nader Motta, cientista política e gerente geral da OCB. O evento foi gratuito e transmitido pelo YouTube, no canal GoiásCoop Live.

A live foi conduzida pelo presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, que, juntamente com o presidente da OCB Nacional, Márcio Lopes, teve uma participação direta na mobilização no Senado para a aprovação do projeto. O senador Vanderlan Cardoso enviou um vídeo para ser transmitido durante a live e comentou a importância da participação das lideranças do cooperativismo brasileiro e goiano para a aprovação da matéria.

“Quando projeto chegou até a mim pelas mãos do Luís Alberto Pereira e do Márcio Lopes, achei o projeto meritório e justo. Porque ele dá transparência e segurança jurídica ao cooperativismo de crédito, que é muito imporante e que atende principalmente os menores, os pequenos cooperados”, comentou.

Fabiola Nader, gerente geral da OCB, lembrou que o cooperativismo de crédito praticamente triplicou de tamanho de 2010 para 2020 e a demanda por atualização na legislação também foi crescendo. Ela conta que em 2019 foi criado um grupo de trabalho para desenvolver uma nova legislação, com a participação de entidades como a OCB e o Banco Central. “A gente chegou em um texto bem interessante. Tivemos consenso no projeto”, conta.

A gerente geral da OCB contou que antes da sanção da presidência da república, todos os órgãos do executivo que de alguma maneira estejam envolvidos com o projeto aprovado, serão escutados. “Esperamos que o projeto seja sancionado em sua totalidade, sem nenhum veto”, disse. Fabíola antecipou que assim que a nova legislação for sancionada, a plataforma EaD do cooperativismo brasileiro, a Capacitacoop, vai oferecer um curso explicando todas as mudanças.

Thiago Borba Abrantes, coordenador do Ramo Crédito na Gerência de Relações Institucionais da OCB explicou as novidades que o PLP 27/20 propõe ao cooperativismo de crédito, explicando o que ela modifica e quais são os propósitos. Ele separou a apresentação em três blocos temáticos: estrutural, governança e operacional.

Dentre os vários pontos que a PLP 27/20 altera, Thiago citou a importante conquista para as cooperativas, a impenhorabilidade das quotas-partes dos cooperados. “Isso é um problema que a gente já enfrenta há muito tempo, já tentamos fazer movimentos no judiciário antes, mas não impedia interpretações dos magistrados, de que valores mesmo compondo capital social eram passíveis da ordem judicial. Mas agora vem claro, são impenhoráveis”, explica.

Para quem não viu, a live está gravada e pode ser assistida no canal GoiásCoop Live, no YouTube.