Escola Pública de Trânsito participa de “Ação Cidadã” na Cabanagem

Cerca de 10 agentes da Coordenadoria de Educação (CED) do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) participaram, nesta sexta-feira (8),  da “Ação Cidadania” realizada no bairro da Cabanagem, em Belém. A equipe desenvolveu ações pedagógicas, estimulando a prática de atitudes responsáveis no trânsito para cerca de 2,5 mil pessoas presentes.

A ação foi realizada pela Diretoria de Prevenção da Violência e da Criminalidade (Diprev) e outros órgãos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). O Detran afirma que as ações educativas do órgão foram intensificadas não só hoje, mas desde o início de fevereiro, tendo como foco principal a formação de agentes multiplicadores de comportamento seguro, respeitoso e solidário no trânsito.

As atividades fazem parte do calendário de ações da campanha “Voltas às Aulas”, realizada todos os anos, no início no período letivo. O foco é orientar pais e crianças sobre os cuidados no trânsito.

Para o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Victor Oliveira, a participação do órgão é de fundamental importância, principalmente quanto à redução dos índices de acidentes envolvendo crianças e adolescentes.

“Os agentes de educação para o trânsito orientam em relação ao uso do etilômetro (equipamento que mede a quantidade de álcool no sangue) e distribuem materiais gráficos com instruções normativas de trânsito e de educação no trânsito para toda a população, com orientações para diversas idades”, completou.

Daniel Soares, jovem que participou da ação para a retirada da segunda via do RG, recebeu orientações dos agentes.“Essas ações de educação do Detran são muito importantes, pois trabalham na prevenção de acidentes, educando tanto os adultos sobre o risco de beber e dirigir, como as crianças, que serão futuros motoristas e que devem sempre respeitar o trânsito”.

Além do Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Cívil e outros órgãos estiveram presentes na ação social, que teve como foco a prestação de serviços gratuitos para a população, atuando como uma rede solidária de atendimento.

Operação – O projeto faz parte da campanha “Volta às Aulas”, que conta com palestras e atividades desenvolvidas pelo órgão sobre educação para o trânsito, com foco em escolas e centros educacionais e na orientação de pais e alunos.

Na ultima sexta-feira (1º), o Detran realizou uma ação educativa como parte da campanha no colégio Instituto Grão Pará, em que participaram 416 alunos de oito turmas do ensino médio. Na oportunidade, os estudantes puderam participar de experiências que retratam o dia a dia no trânsito de maneira lúdica, como a utilização do etilômetro e a travessia na faixa de pedestres.

*Colaboração: Patrick Abreu
Texto: Cristiani Sousa