FAPESP amplia duração da Bolsa Jovem Pesquisador

A FAPESP ampliou de 48 para 60 meses a duração máxima da Bolsa Jovem Pesquisador. A medida será válida para novas propostas de Auxílio Jovem Pesquisador (JP) submetidas à FAPESP e também para processos já vigentes ou em análise.

A FAPESP também deixará de considerar, para o cálculo da duração máxima da Bolsa JP, o tempo que o pesquisador tenha sido bolsista na modalidade Pós-Doutorado no País.

A Bolsa Jovem Pesquisador é voltada a pesquisadores ainda sem vínculo empregatício com a instituição onde se desenvolverá o projeto da modalidade Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador (JP), que favorece a nucleação de novos grupos de pesquisa. As normas da modalidade podem ser consultadas em www.fapesp.br/jp.

Para solicitar a renovação da Bolsa Jovem Pesquisador é necessário que exista cota de bolsa concedida no correspondente Auxílio JP. Se não houver, será necessário solicitar uma nova cota. Para isso, simultaneamente à submissão do Relatório Científico do Auxílio JP, o pesquisador deverá também submeter no processo do Auxílio uma Solicitação de Mudança do tipo “Alteração de Orçamento”, com o pedido de suplementação da respectiva cota de bolsa desejada. Após a análise, caso seja aprovada a solicitação, será emitido um aditivo ao Termo de Outorga, a ser assinado pelo pesquisador responsável, pela instituição- sede e pela FAPESP.

Para a implementação da renovação no processo da Bolsa JP devem ser seguidas as orientações do manual “Bolsa Concedida no Orçamento do Auxílio (BCO)”, disponível no link “Manuais” dentro do SAGe.

A nova possibilidade de ampliação de prazos da Bolsa Jovem Pesquisador integra o conjunto de ações recentes da FAPESP para as novas gerações de pesquisadores. Entre as iniciativas estão o lançamento das chamadas Projeto Inicial e Projeto Geração , o reajuste no valor de mensalidades de bolsas no país e a ampliação das regras de concessão das bolsas de Treinamento Técnico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui