FAS destinou projetos educativos para 13 mil jovens da Amazônia

 

Em 2023, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizou uma série de ações socioeducativas que impactaram mais de 13 mil jovens na Amazônia. Essas ações, que ocorreram em comunidades ribeirinhas e bairros periféricos do Amazonas, tinham como objetivo fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescentes dessas regiões, além de empoderar e desenvolver as habilidades e potencialidades já existentes nesses jovens.

Publicidade

Foram realizadas 108 ações em 302 comunidades, abrangendo áreas como educação, cidadania, lazer e esporte. Além disso, foram oferecidas capacitações, oficinas e orientações para lidar com desafios como o consumo de álcool e drogas, acesso limitado à educação de qualidade, gravidez na adolescência, violência doméstica, exclusão digital e cultural, e falta de oportunidades.

Essas ações fazem parte do projeto Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes Ribeirinhas na Amazônia (Dicara). Um dos destaques do projeto foram as Olimpíadas da Floresta, realizadas em municípios como Uarini, Fonte Boa, Novo Aripuanã e Presidente Figueiredo. Durante o evento, os jovens competiram em diversas modalidades esportivas e participaram de apresentações culturais, promovendo momentos de lazer e interação comunitária.

Um exemplo do impacto positivo do projeto é a história de Ketelen Karoline de Freitas Lopes, moradora da comunidade do Boto, em Itapiranga, no interior do Amazonas. Graças ao projeto, Ketelen fez novas amizades, melhorou sua autoestima e se tornou mais ativa e engajada em atividades além da escola.

O projeto também retornou ao município de Tefé em 2023, com ações planejadas para beneficiar 28 comunidades da região. Estão previstas capacitações e oficinas em educação, arte e esporte, além da realização de eventos como Encontros de Jovens Líderes e as Olimpíadas da Floresta.

Segundo Fabiana Cunha, gerente do Programa de Educação para Sustentabilidade (PES) da FAS, o projeto visa estimular a autonomia e a autoestima dos jovens, fortalecer a rede de proteção a essas crianças e adolescentes e incentivá-los a alcançar seu potencial.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização sem fins lucrativos que trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, melhorar a qualidade de vida das populações da Amazônia e valorizar a floresta em pé e sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a FAS tem números impressionantes, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a redução de 40% no desmatamento nas áreas atendidas.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Desastres naturais custam trilhões por ano e exigem mudança urgente na prevenção

Se você nasceu em 1990, tem 63% de chance de enfrentar desastres naturais na vida,…

3 horas ago

Mineração ilegal de ouro impulsiona crime organizado e ameaça a Amazônia, aponta ONU

A alta demanda global por ouro está alimentando uma cadeia cada vez mais perigosa de…

4 horas ago

Tecnologia brasileira busca reduzir CO₂ de caminhões com material cerâmico inovador

Pesquisadores brasileiros desenvolveram um reator inédito que promete reduzir as emissões de dióxido de carbono…

4 horas ago

Biotecnologia e microrganismos viabilizam a produção de óleos ecológicos

Três anos após sua fundação, a startup de biotecnologia ÄIO, sediada em Talin, capital da…

5 horas ago

Brasil descobre 409 espécies de cogumelos silvestres comestíveis e sustentáveis

Com aparência variada e sabores que lembram pimenta, frutos do mar ou castanhas, centenas de…

6 horas ago

Fenômenos climáticos extremos no Atlântico Sul expõe fragilidade do oceano

Pela primeira vez, cientistas mapearam a ocorrência simultânea de três fenômenos extremos: ondas de calor…

7 horas ago