Saúde

Caso raro de gambá com raiva indica circulação do vírus em áreas urbanas

Em 2021, no Parque Bosque dos Jequitibás, em Campinas, foi encontrado o corpo de um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris). A causa da morte, determinada por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz e da Universidade de São Paulo (USP), foi meningoencefalite causada pela raiva.

Este caso, publicado na revista Emerging Infectious Diseases, levanta preocupações sobre a presença do vírus da raiva, que é fatal para os humanos, em ambientes urbanos.

Publicidade

Eduardo Ferreira Machado, que liderou o estudo durante seu doutorado na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ-USP), alerta: “É importante monitorar outros mamíferos que possam ser vetores do vírus, principalmente animais negligenciados por esse tipo de vigilância, como os gambás”.

Os sintomas neurológicos observados no animal sugerem que a doença causa paralisia e é transmitida por morcegos. A detecção de partículas virais em outros órgãos indicou que a infecção estava na fase de disseminação sistêmica.

Em 2021, a equipe testou 22 gambás e 930 morcegos para raiva e outras doenças. Entre os morcegos, 30 testaram positivo para a raiva.

A transmissão entre morcegos e gambás pode ocorrer devido à interação entre os animais, que competem por habitats naturais e aqueles fornecidos pelos humanos.

Em 2014, um caso de raiva em um gato foi notificado em Campinas (SP). O vírus era de uma variante encontrada em morcegos. Assim como os gatos, os gambás também podem predar esses animais, o que leva à hipótese mais provável para a transmissão.

Dos 22 gambás analisados, 15 foram mortos por ataques de cães. “Os cães poderiam ser uma ponte entre os gambás e nós, trazendo a raiva e outras doenças para os humanos. Por isso, a importância de monitorar os animais silvestres que vivem nas cidades”, completa Machado.

Os gambás são estratégicos para esse tipo de vigilância, pois se adaptam bem a ambientes urbanos, sem necessariamente deixar de interagir com áreas silvestres.

Os pesquisadores continuam investigando animais mortos que chegam ao Centro de Patologia do Instituto Adolfo Lutz, tanto para monitorar a presença de raiva como de outras doenças.

Uma das ideias para continuar os estudos é firmar parcerias com instituições em outros países que realizem a vigilância de marsupiais como os gambás, por exemplo, a Austrália.

Raiva

A raiva é uma doença viral grave que afeta mamíferos, incluindo humanos, e é transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, como morcegos, cães e gatos. Os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, desconforto geral e, em estágios avançados, convulsões, alucinações e paralisia. Embora seja uma doença quase sempre fatal uma vez que os sintomas aparecem, a vacinação pré e pós-exposição é altamente eficaz na prevenção da raiva em humanos. A vigilância e controle de animais infectados são fundamentais para evitar surtos em comunidades humanas e preservar a saúde pública.

O artigo “Naturally Acquired Rabies in White-Eared Opossum, Brazil” pode ser lido em: wwwnc.cdc.gov/eid/article/29/12/23-0373_article


Saiba mais:

Descobrindo a Diversidade Genética das Árvores Tropicais

Pesquisa: Cerca de mil espécies representam 50% das árvores tropicais global

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

9 minutos ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

2 horas ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

5 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

6 horas ago

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

21 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

21 horas ago

This website uses cookies.