O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional agiu rapidamente em resposta às intensas chuvas que assolaram Macapá nos últimos dias, reconhecendo de imediato a situação de emergência na capital do Amapá. A medida foi oficializada por duas portarias assinadas pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, validando os decretos de emergência emitidos pela prefeitura de Macapá (Portaria 439) e pelo governo estadual do Amapá (Portaria 436), esta última referente à erosão na margem fluvial do Rio Amazonas na orla do Aturiá, zona sul da cidade.
Essas decisões foram publicadas no Diário Oficial da União, abrindo caminho para que o estado do Amapá e o município de Macapá recebam recursos destinados a lidar com as emergências e fornecer ajuda humanitária à população afetada. Para a liberação dos recursos, o governo estadual e a prefeitura devem apresentar os planos de trabalho à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
As portarias também autorizam a busca de verbas para socorro, assistência à saúde, apoio social e reconstrução da infraestrutura danificada. Diante das previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indicam um acumulado de chuva superior a 50 mm no período de 13 a 21 de fevereiro, o reconhecimento da situação de emergência é crucial para garantir uma resposta ágil e eficaz às necessidades da população amapaense.
A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…
Nas últimas décadas, a inteligência artificial (IA) passou de um conceito futurista para uma realidade…
Nos últimos anos, o conceito de ESG (ambiental, social e governança) tornou-se um dos principais…
As temperaturas extremas estão se tornando uma ameaça cada vez maior para a saúde pública.…
Imagine um grande farol à beira de um oceano turbulento. Esse farol não pertence a…
A samambaia é uma das plantas mais apreciadas para decoração, tanto em ambientes internos quanto…
This website uses cookies.