IdeiaGov vai apoiar startups na busca de soluções tecnológicas nas áreas de educação e análise de dados

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, lançou no dia 24 de fevereiro a terceira edição do Programa de Inovação em Governo do IdeiaGov, hub de inovação aberta do governo estadual. As empresas selecionadas nesta edição contarão com apoio da FAPESP por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Foram apresentados dois desafios tecnológicos: o primeiro está relacionado à automação de dados para pesquisas demográficas, que atende demanda da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), e, o segundo, à avaliação e ao diagnóstico de defasagem na aprendizagem, incluindo a evasão escolar, apresentado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc).

“Nossa meta é garantir que nossos maiores desafios no Estado sejam resolvidos. E, para isso, as soluções têm de ser aplicadas em escala na ponta, com apoio dos órgãos envolvidos. As startups devem aprender os desafios, desenvolver as soluções e criar os protótipos em ambiente de governo, para então serem contratadas para implementar essas soluções em escala”, enfatizou Ellen durante o lançamento da iniciativa.

“Neste ano, em que a FAPESP comemora 60 anos, reafirmamos nosso compromisso de apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico e a formação de recursos humanos qualificados, de promover a articulação entre universidades e empresas e de buscar soluções inovadoras para os desafios da sociedade”, afirmou o presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago.

Podem submeter propostas pessoas jurídicas nacionais ou estrangeiras em situação regular no país, bem como consórcios, liderados por empresa nacional ou constituídos integralmente por grupo de empresas nacionais.

As inscrições podem ser feitas no site do IdeiaGov. O prazo para submissão de propostas ao desafio apresentado pela Fundação Seade vai até o dia 16 de março e, ao desafio da Seduc, até 26 de março.

As empresas selecionadas apresentarão suas propostas para uma banca de avaliação e as escolhidas contarão com o apoio do PIPE, além de mentoria e cursos de capacitação junto ao órgão demandante.

Também participaram do evento de lançamento Felipe Massami Maruyama, diretor de Inovação em Governo do Impact Hub à frente do programa IdeiaGov; Carlos Torres Freire, diretor de Pesquisa da Fundação Seade; Débora Garolafo, coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (Ciebp); e Bruno Caetano, diretor executivo da Fundação Seade.

O evento de lançamento pode ser assistido em: www.youtube.com/watch?v=1I8NaGtwbLk.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui