O debate integra a programação da Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que vai até a próxima sexta-feira (10)

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, debateu nesta quarta-feira, 8 de dezembro, os impactos das mentorias realizadas em conjunto com municípios para elaborar estratégias locais de desenvolvimento urbano sustentável. 

O debate integra a programação da Semana Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável, que vai até a próxima sexta-feira, 10 de dezembro, com transmissão pelo canal do MDR no YouTube.

Com base na Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Andus, 18 cidades e um consórcio participaram das discussões sobre o processo de formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. 

Entre os assuntos mais abordados, estão a densidade e o modelo de controle do uso do solo e o financiamento do desenvolvimento urbano sustentável. 

Laís Andrade, coordenadora-geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana do MDR, destacou o papel da Andus. 

“A equipe do Andus conseguiu dar suporte a muitos gestores e técnicos municipais, fomentar, de fato, uma rede de Desenvolvimento Urbano Sustentável. E ter essa troca de experiência foi extremamente rica”

Na primeira fase do Projeto Andus, EM 2020, seis cidades participaram das reuniões de mentoria. Já na segunda fase, neste ano, foram selecionados 12 municípios e o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, o Cioeste.

Carlos Abraão, representante do Consórcio Cioeste, destacou as impressões que teve sobre o trabalho colaborativo.

“Achei muito interessante todo o processo de aprendizagem que passamos na mentoria porque conseguimos, também, entender as necessidades e fórmulas, metodologias e formas de trabalho de outras regiões do País com as quais nunca tivemos oportunidade de interagir”, observou.

Para saber mais sobre as ações do Ministério do Desenvolvimento Regional em Mobilidade e Desenvolvimento Regional Urbano, acesse mdr.gov.br.