NORDESTE: Defesa Civil Nacional alerta para chuvas intensas no litoral da região

A Defesa Civil Nacional alerta a população da região Nordeste para as medidas de prevenção que devem ser tomadas com as fortes chuvas que se intensificarão no fim de semana. Os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas devem ser os mais afetados.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres, o Cenad, explica as principais medidas de prevenção que devem ser tomadas.

“Sobre os deslizamentos, é importante a população ficar atenta a qualquer sinal, qualquer indício de movimentação do terreno, seja uma rachadura, ou sinal de uma rachadura ou árvores e postes inclinados. Também ficar atento a qualquer sinal de elevação do Rio, ou de alagamentos, enxurradas nas ruas e ficar bastante atento a essa subida das águas.”

O coordenador do Cenad também alerta que é importante a população estar atenta às informações publicadas pelos órgãos oficiais, principalmente os locais, prefeitura e as demais autoridades.

Ele ressalta que as pessoas devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil nacional, por meio do telefone 199. O serviço é totalmente gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199.

Karine Lopes, secretária nacional de Proteção e Defesa Civil substituta, destaca que a Defesa Civil Nacional já vem se articulando há meses para minimizar o impacto das chuvas intensas

“Essas ações objetivam uma preparação dos órgãos dos estados, dos municípios, em articulação conosco, para que o risco seja diminuído.”

Nesta sexta-feira (27), o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, estará em Alagoas para prestar apoio às localidades atingidas.