A equipe do Espaço Interativo de Ciências (EIC), ligada ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar), desenvolveu um jogo educativo para computador chamado “Floresta Virtual”. O CIBFar é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).
O “Floresta Virtual” permite aos usuários explorar a Amazônia de maneira lúdica e educativa. Através de uma simulação 3D realista, os jogadores podem conhecer a flora e fauna do bioma, bem como o conhecimento extraído por diferentes etnias dos povos originários.
O passeio em 3D é guiado por uma seta, que auxilia o jogador a localizar diferentes plantas, animais e curiosidades da floresta. Durante a navegação, os jogadores podem interagir com elementos da floresta, adquirindo conhecimentos gerais e específicos sobre as espécies que ali habitam. Há também questionários e bonificações para estimular a interação e testar os conhecimentos adquiridos.
O desenvolvimento do jogo contou com a participação de uma equipe multidisciplinar de especialistas e estudantes de diferentes áreas, tanto de tecnologia da informação como de ciências da natureza, sob a orientação geral da professora Leila Beltramini, do IFSC-USP.
Destinado ao público infantojuvenil, o jogo é indicado para uso em escolas e também para entretenimento do público em geral. O “Floresta Virtual” foi desenvolvido para ser acessado pelo navegador e está disponível para download gratuito pelo site do EIC.
Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…
Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…
A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
This website uses cookies.