Economia

O Recorde Brasileiro de Exportações em 2023

O Brasil alcançou um marco histórico em 2023, estabelecendo um novo recorde de exportações. De acordo com o relatório mensal da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o país registrou $339,7 bilhões em exportações, um aumento de 1,7% em relação a 2022.

Saldo Comercial Inédito

O saldo comercial também atingiu um patamar inédito de $98,8 bilhões, um aumento impressionante de 60,6% em relação ao ano anterior. “Nós tivemos uma expansão dez vezes maior do que a média mundial, que teve um volume de exportação de 0,8% maior, e o Brasil, 8,7%, em seu volume de exportação. Ou seja: dez vezes mais”, afirmou o vice-presidente da República e ministro do MDIC.

A Retirada das Restrições de Exportação

Um dos principais destaques do anúncio foi a retirada das restrições contra a exportação de tubos de aço brasileiros pelos Estados Unidos, que estavam em vigor desde 1992. Essa medida antidumping, que implicava num aumento de 103,4% dos preços das exportações brasileiras, foi finalmente revogada. “Esse antidumping implicava num aumento de 103,4% dos preços das exportações brasileiras, e os EUA retirou esse direito, que vai melhorar muito as exportações de tubo de aço”, comemorou o ministro.

Publicidade

O Setor Agropecuário e a Cultura Exportadora

O relatório também destacou que o setor agropecuário respondeu por 24% das exportações brasileiras, somando $81,5 bilhões em 2023, com crescimento de 9% ao longo do ano. Os itens mais exportados foram soja, com 15,6% de participação; óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (12,52%); minério de ferro e seus concentrados (8,98%).

O vice-presidente elogiou o desempenho do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), que bateu recorde no crédito para exportações, assim como a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), por promover o País em diversos mercados estrangeiros.

Os dados mostram um avanço importante no primeiro ano de gestão do presidente Lula, com avaliações positivas para a economia, sustentabilidade e desenvolvimento. “Hoje, o comércio exterior é fundamental para a economia e o desenvolvimento brasileiro”, disse o ministro. Com a retomada das relações e parcerias com países como China, Indonésia, México, Vietnã, Argélia, Uruguai e Paraguai, o Brasil está bem posicionado para continuar a expandir suas exportações e fortalecer sua economia.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A Terra está “fora do caminho”

O aquecimento global está rapidamente saindo do controle, alertou  o Met Office. De acordo com o meteorologista,…

21 horas ago

Como incorporar o capim-do-Texas em seus canteiros e muros

O capim-do-Texas (Pennisetum setaceum) é uma excelente opção para quem deseja um jardim exuberante e…

21 horas ago

5 erros ao limpar superfícies de madeira que você pode estar cometendo

Ao limpar superfícies de madeira, você pode estar cometendo erros comuns que podem prejudicar sua…

21 horas ago

Mudanças climáticas podem reduzir produção de Belo Monte a 30% da capacidade até 2050

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte, localizada no Pará, pode ver sua produção de energia…

22 horas ago

Floresta antiga, intocada e congelada

O derretimento do gelo no alto das Montanhas Rochosas revelou uma floresta impecavelmente preservada, congelada…

23 horas ago

Manual técnico-científico oferece soluções para a arborização urbana na Amazônia

A arborização urbana desempenha um papel crucial na qualidade de vida das pessoas e no…

2 dias ago

This website uses cookies.