Programa vai qualificar 80 mil trabalhadores da Saúde para o enfrentamento de epidemias

A Fiocruz Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, desenvolveu o Programa Educacional em Vigilância e Cuidado em Saúde no Enfrentamento da Covid-19 e de outras Doenças Virais, o VigiEpidemia. Serão contemplados cerca de 80 mil alunos em todo território brasileiro e depois mil deles obterão certificado de especialização do Programa Educacional, mediante chamamento público. O VigiEpidemia, em sua primeira etapa, contará com quatro cursos autoinstrucionais e dois complementares (opcionais) com tutoria e certificação de especialização. Docentes e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa contribuíram na elaboração dos recursos educacionais do Programa. O lançamento online ocorrerá nesta terça-feira (15/2), às 10h (horário de Brasília). O VigiEpidemia é totalmente gratuito e qualquer pessoa interessada na área pode participar.

“O objetivo do VigiEpidemia é promover a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, gestores e interessados na área, de todo Brasil, para o enfrentamento da Covid-19 e outras epidemias de doenças transmissíveis por vírus no âmbito do Sistema Único de Saúde”, explica a coordenadora da Educação da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Debora Dupas Gonçalves do Nascimento. Para a coordenadora do VigiEpidemia, Sandra Maria do Valle Leone, “essa oferta educacional contribui para que os serviços de saúde implementem medidas eficazes, para gerar resultados que colaborem com a preparação e a prevenção futura de surtos epidêmicos”.

Na ocasião haverá uma mesa-redonda com o tema: A vigilância em saúde nas epidemias/pandemias: o que podemos esperar em 2022? Participarão como convidados Daniela Buosi Rohlfs, diretora do Departamento de Saúde Ambiental, do Trabalhador e Vigilância das Emergências em Saúde Pública (DSASTE) e Luciano Pamplona, docente e pesquisador da Universidade Federal do Ceará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui