Cultura

Projeto Meu Intercâmbio quer ouvir experiências de estudantes da USP em universidades estrangeiras

á realizou um intercâmbio internacional em parceria com a USP durante a sua graduação? A iniciativa Meu Intercâmbio, promovida pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), que convida alunos ex-intercambistas da Universidade para compartilharem suas experiências por meio de vídeos, está promovendo uma nova chamada e recolhendo os depoimentos até 15 de setembro, no e-mail international.communication@usp.br

Os vídeos devem ser filmados na posição horizontal, com duração média de dois minutos, em arquivo mp4, acompanhado de uma autorização de imagem e som que deve ser totalmente preenchida, disponível neste link. O projeto produziu um documento com algumas perguntas que devem ser respondidas pelos estudantes nos depoimentos para direcionar o conteúdo do vídeo, relacionadas principalmente à experiência do intercambista no lugar de destino, nos processos seletivos e na vida após o retorno ao país de origem. O arquivo com as perguntas pode ser acessado clicando aqui.

Publicidade

Tanto os intercambistas brasileiros que foram para o exterior, quanto os estrangeiros que vieram para o Brasil estudar na USP, podem participar e enviar os vídeos. Na última edição do Meu Intercâmbio, foram apresentados relatos como o de Simon Raulin, estudante francês que fez intercâmbio no Instituto de Relações Internacionais (IRI), e de Yuning Zha, aluna da China Agricultural University, que passou o verão na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

Universidade internacional

De acordo com a consultoria britânica Times Higher Education (THE), a USP é considerada a mais internacional das universidades brasileiras. A classificação levou em consideração a proporção de alunos e pesquisadores estrangeiros, a produção científica em parceria com instituições estrangeiras e a reputação internacional da Universidade.

A Aucani é o órgão central de internacionalização da Universidade e promove convênios com instituições internacionais, além dos intercâmbios de estudantes estrangeiros. Contudo, cada unidade da USP tem autonomia para firmar seus próprios convênios, sem que haja a necessidade de intervenção da Aucani. Estudantes da USP devem consultar sua faculdade, escola ou instituto para saber as regras e procedimentos para participar dos editais de intercâmbio.

Os interessados em participar do projeto Meu Intercâmbio devem enviar o material no formato indicado, até dia 15 de setembro. Mais informações podem ser obtidas no site da Aucani, e as dúvidas a respeito do projeto podem ser enviadas no e-mail international.communication@usp.br . Os vídeos estão programados para serem publicados no Youtube a partir de novembro, e a Aucani informa que eles serão editados com tratamento de imagem e som e padronização da identidade visual.

Confira todos os depoimentos da série Meu Intercâmbio neste link.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

4 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

4 horas ago

Cientistas Removem Doença Hereditária de Embrião Humano

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…

4 horas ago

A maneira certa de limpar as folhas do lírio da paz e estimular o crescimento

O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…

5 horas ago

Lixeira da cozinha: 7 truques para evitar o mau cheiro

A lixeira da cozinha pode se tornar uma grande fonte de odores desagradáveis se não…

5 horas ago

Nas partes mais intocadas e imaculadas da Amazônia, os pássaros estão morrendo

Algo estava acontecendo com os pássaros em Tiputini. O centro de pesquisa de biodiversidade, enterrado…

6 horas ago

This website uses cookies.