A região amazônica está cada vez mais atraente para turistas estrangeiros, que buscam vivenciar a grandiosidade da maior floresta tropical do mundo. Nos primeiros seis meses de 2024, o Amazonas recebeu 16,3 mil turistas internacionais, um aumento de 22,21% em relação ao mesmo período de 2023 (12,6 mil visitantes) e 9,64% a mais do que em 2019 (14,7 mil). Esses dados foram divulgados pela Embratur, Ministério do Turismo (MTur) e Polícia Federal (PF) na última quinta-feira (18).
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou que as belezas naturais dos rios e da floresta, assim como a rica cultura, arte e gastronomia amazônicas, estão sendo promovidas no mercado turístico internacional.
“O presidente Lula deseja que o turismo se expanda para a Amazônia. Este ano, promovemos intensamente o Festival de Parintins para atrair turistas dos países vizinhos, e foi um sucesso. Também trouxemos comunicadores dos Estados Unidos e Canadá para conhecer alguns dos principais destinos do estado. Essas ações da Embratur estão resultando na chegada de mais turistas, gerando mais empregos e renda na região”, explicou Freixo.
O tradicional Festival Folclórico de Parintins, com a competição entre os bois Caprichoso e Garantido em junho, foi um dos responsáveis pelo aumento no número de turistas. Mais de 3,3 mil visitantes internacionais desembarcaram no Amazonas durante o evento, um crescimento de 15,5% em comparação a junho de 2023, quando 2,8 mil estrangeiros estiveram presentes.
Em 2024, a maioria dos turistas internacionais no Amazonas veio da América do Norte (55,36%), com 9.029 pessoas, principalmente dos Estados Unidos (8.165 visitantes). Em seguida, estão os turistas da América do Sul (4.384), com destaque para a Colômbia (3.050) e o Peru (833).
O turismo internacional no Amazonas está em ascensão, e a Embratur está desenvolvendo diversas ações para atrair mais visitantes estrangeiros. Entre elas, destaca-se a capacitação do setor turístico local para promoção internacional dos destinos e viagens de familiarização (famtour) com operadores da Colômbia, Argentina e Chile. No segundo semestre, será promovido outro famtour, desta vez para a Suíça e França.
A Embratur também assinou um protocolo de intenções com o grupo de empresários do Amazonas Cluster de Turismo, visando a divulgação internacional e troca de informações estratégicas para o desenvolvimento da região. Durante a press trip em parceria com o Sebrae, comunicadores e influenciadores dos EUA e Canadá vivenciaram experiências imersivas na Amazônia, além de participarem do Festival de Parintins.
Ampliar a quantidade de voos conectando o Brasil ao mundo é uma das estratégias da Embratur para alcançar o mercado internacional, e os resultados já são visíveis. O número de estrangeiros que chegaram ao Amazonas por via aérea aumentou 28,58%, passando de 8,8 mil pessoas em 2023 para 12,3 mil neste ano.
Ainda em 2024, a companhia aérea TAP lançará uma nova rota conectando Lisboa, em Portugal, a Manaus, graças à articulação da Embratur, Governo do Amazonas e Ministério do Turismo. “Isso é fundamental para reconectar a Amazônia e Manaus ao mercado europeu, o que é extremamente relevante para o turismo na região”, afirmou Marcelo Freixo.
Além das parcerias com companhias aéreas, o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), em conjunto com os Ministérios do Turismo e de Portos e Aeroportos, está contribuindo para os resultados positivos. Entre outubro de 2024 e março de 2025, serão disponibilizados 70 mil novos assentos em voos internacionais para o Brasil, através do primeiro edital do programa.
No primeiro semestre de 2024, 3.597.239 turistas internacionais desembarcaram no país, um aumento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2023 e 1,9% acima do registrado em 2019. A expectativa é que este ano termine com números superiores ao recorde de 2018 (6,6 milhões). A via aérea continua sendo a principal porta de entrada para os viajantes internacionais (2.234.033), seguida pelas vias terrestre (1.218.172), marítima (98.074) e fluvial (46.960).
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