Categories: Geral

11ª Caravana Federativa Leva Serviços Governamentais aos Municípios Paraenses

Nos dias 4 e 5 de julho, Belém será o palco da 11ª edição da Caravana Federativa, uma iniciativa que visa aproximar o governo federal dos municípios paraenses. Este evento reunirá ministérios, autarquias e outros órgãos governamentais em parceria com o governo do estado e prefeituras, para proporcionar atendimento e informações aos gestores públicos locais sobre programas e serviços essenciais.

O Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, estará novamente presente, destacando a Plataforma de Inteligência de Governo e outras soluções que aceleram a transformação digital e aprimoram a gestão pública. “Participamos das caravanas porque sabemos o quanto colaboramos com a transformação digital dos municípios, levando a qualidade dos nossos serviços para todas as regiões do país. Assim, contribuímos para a promoção da cidadania, ajudando a aprimorar os serviços públicos e o atendimento à população”, afirma o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Publicidade

Plataforma de Inteligência de Governo

A Plataforma de Inteligência de Governo, que será a principal solução apresentada pelo Serpro, oferece um conjunto de tecnologias que proporciona aos estados e municípios a mesma expertise, segurança e disponibilidade dedicadas ao governo federal. Essa plataforma promove a transformação e inclusão digital, permitindo que estratégias sejam desenvolvidas e decisões sejam tomadas com base em dados, gerando também economia por meio da redução eficiente de gastos.

Entre as soluções que compõem a plataforma estão, na área de mobilidade, o Autua, Radar e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). No segmento de tecnologia e inovação, destacam-se o Cidades GOV.BR, Serpro MultiCloud, Serpro Visão, Avisa Br, Serpro Virtual, SerproBots e a Gestão de Margem Consignável. Em segurança pública, as tecnologias de identificação Datavalid e Biovalid, e para proteção de portais, o GovShield.

Outras Tecnologias do Serpro

Durante a Caravana, o Serpro também realizará uma ação especial com a emissão de certificados digitais em nuvem, o SerproID. Os gestores públicos presentes poderão visitar o estande da empresa para conhecer as condições especiais oferecidas.

Outra plataforma que será apresentada é a de Inteligência de Negócios, que oferece consultas a dados em bases governamentais. Serão destacados o Cadastro Compartilhado da Receita Federal (b-Cadastros) e o Infoconv, uma coleção de APIs que disponibiliza dados da Receita Federal aos convenentes.

A Caravana Federativa

A 11ª edição da Caravana Federativa ocorrerá no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém/PA. Organizada pelas Secretarias de Assuntos Federativos (Seaf) e de Relações Institucionais (SRI), a iniciativa contará com a presença de 35 ministérios, seis autarquias e três bancos.

O objetivo principal da Caravana é levar atendimento, informação e cooperação aos entes federados, democratizando o acesso a programas e serviços essenciais. Durante o evento, os participantes terão acesso direto ao Serpro, ministérios e autarquias federais, podendo esclarecer dúvidas, buscar apoio e identificar formas de melhorar os serviços oferecidos nos municípios.

Desde agosto de 2023, a Caravana já visitou dez capitais: Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), São Luís (MA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE), Macapá (AP) e a mais recente no Piauí.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

A polêmica da nova VP de RH da Vale . Meritocracia ou Retrocesso?

 A recente nomeação de Catia Porto para a vice-presidência executiva de pessoas da Vale gerou…

1 hora ago

Estudantes de Marituba criam jogo educativo que une tecnologia, inclusão e sustentabilidade na Amazônia

Na Escola Estadual Santa Tereza D'Ávila, localizada em Marituba, seis estudantes do ensino médio estão…

2 horas ago

Dieta com frutas, café, chocolate e vinho pode reduzir risco de síndrome metabólica em até 23%

Uma dieta rica em alimentos como uva, morango, açaí, laranja, chocolate, vinho e café pode…

18 horas ago

Guia da Embrapa orienta produtores do Pará a cultivar hortas sustentáveis para geração de renda

A Embrapa Amazônia Oriental lançou uma cartilha que ensina técnicas sustentáveis para o cultivo de…

19 horas ago

Biocrédito o valor da floresta de pé

 A conservação da natureza e a restauração de ecossistemas tornaram-se temas centrais nas discussões sobre…

19 horas ago

Natureza como um CEO, a sustentabilidade redefinindo o futuro das organizações

 A pressão por práticas sustentáveis nunca foi tão intensa. Em 2025, com a crise climática…

20 horas ago

This website uses cookies.