Categories: Educação

Mais de 22 mil escolas serão contempladas em 2024 pelo Proec

Em 2024, o Programa Escola e Comunidade (Proec), do Ministério da Educação (MEC), vai beneficiar 22.407 escolas por todo o Brasil, com um investimento de R$ 60,3 milhões para a implementação de mais de 22 mil projetos educacionais. O Proec promoverá cerca de 67 mil atividades que envolverão 7 milhões de estudantes, 1,3 milhão de profissionais da educação e mais de 7 milhões de familiares e membros das comunidades locais.

Sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, o Proec, criado pela Portaria nº 264/2024 em abril deste ano, visa fortalecer o vínculo entre escolas, famílias e a comunidade, estimulando uma educação integral que promova a cidadania, a paz e a democracia, além de aprimorar a qualidade da educação pública.

Publicidade

Amplo alcance e investimentos

Com adesão de todos os estados e do Distrito Federal, o Proec alcança 7.170 escolas estaduais, que receberão R$ 19,7 milhões em recursos, e 15.237 escolas municipais, em 2.668 cidades, com um aporte de R$ 40 milhões para as redes municipais. No total, as regiões do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul terão, respectivamente, 3.893, 13.072, 914, 3.940 e 588 escolas contempladas, evidenciando um alto nível de participação.

Para a Secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, o programa reforça a necessidade de uma visão integrada da educação, onde projetos colaborativos e temas atuais como direitos humanos, cultura de paz, tecnologias de informação e atividades culturais possam se expandir no ambiente escolar. “Esses projetos promovem uma educação que transcende o ensino formal, incluindo práticas culturais, esportivas, de lazer, e reflexão sobre cidadania e convivência social”, afirmou.

Iniciativas para fortalecer as relações na escola

Entre as ações do Proec, todas as escolas participantes desenvolverão a oficina “Desafios da comunicação nas relações do cotidiano no ambiente escolar”, com foco na reflexão sobre a violência e na melhoria das relações escolares. Segundo Lourival Martins, diretor de Formação Docente da SEB, o objetivo é reforçar o papel da família e da comunidade e desmistificar a violência como algo natural, promovendo um olhar atento sobre o ambiente escolar.

“A dinâmica e o ritmo de cada escola variam conforme o contexto e as pessoas que atuam nela. A proposta é construir soluções colaborativas e adaptadas a cada realidade, criando um ambiente de aprendizagem e respeito mútuo”, ressaltou Martins.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Cientistas desenvolvem método inovador para extrair água no Deserto do Atacama

Com uma média de apenas 1,4 milímetro de chuva por ano, o Deserto do Atacama,…

3 horas ago

Chile anuncia tax free e amplia conexões turísticas com o Brasil

O Chile reuniu a imprensa em São Paulo para apresentar as novidades que prometem transformar…

16 horas ago

ANP desvenda fraude em postos de combustíveis onde gasolina comum era vendida como aditivada

Em um momento em que a confiança do consumidor é frequentemente posta à prova, a…

17 horas ago

Estratégias para o estresse térmico das plantas

Enquanto a Austrália sofre com um verão escaldante, a flora do país está enfrentando não…

18 horas ago

Onças da Amazônia revelam adaptação surpreendente para sobreviver às cheias dos rios

"É incrível, é incrível. Não tenho outra palavra para descrever." Foi assim que o biólogo…

22 horas ago

Invasão de javalis no Brasil exige abate de mais de um milhão de animais até 2025, alertam especialistas

A proliferação descontrolada de javalis no Brasil tem se tornado um desafio crescente para o…

1 dia ago

This website uses cookies.