Meio Ambiente

3º Encontro da Rede de Governança Ambiental do Acre Debate Ações Ecossistêmica

 

No Hotel Nobile Suítes Gran Lumni, em Rio Branco, aconteceu o 3º Encontro da Rede de Governança Ambiental, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Governo do Acre, reunindo representantes de 21 municípios acreanos comprometidos com a agenda ambiental.

Publicidade

O evento teve como objetivo principal discutir uma variedade de tópicos ambientais, desde desmatamentos e queimadas até iniciativas de educação ambiental, abrangendo os 22 municípios do estado. A rede foi estabelecida pelo governo estadual para alinhar objetivos e aprimorar ações em prol da política ambiental.

Durante o encontro, foram compartilhadas as iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), além de serem apresentadas as demandas dos gestores municipais e promovidos debates sobre questões ambientais. A integração entre os municípios e o Estado é crucial para enfrentar os desafios e garantir a preservação ambiental.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias, destacou a importância do encontro para integrar as secretarias municipais com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, visando gerar mais eficiência na implementação das políticas públicas ambientais. Messias ressaltou a diversidade de desafios enfrentados por cada município e a necessidade de uma estruturação das secretarias municipais para fortalecer as capacidades técnicas e promover a descentralização da política ambiental.

A criação da Rede de Governança Ambiental recebeu elogios do secretário de governo, Alysson Bestene, que representou o governador Gladson Cameli no evento. Bestene destacou a importância do diálogo entre os gestores municipais para planejar ações eficazes de preservação ambiental e sustentabilidade.

Os representantes dos municípios, como Zenaide Holanda, secretária do município de Porto Walter, enfatizaram a relevância do encontro para fortalecer as ações locais, especialmente em face de desafios como a previsão de secas severas na região.

Juza Bispo, secretário de Meio Ambiente de Sena Madureira, destacou a importância da colaboração entre municípios, Estado e governo federal para resolver os problemas ambientais, especialmente no que diz respeito à infraestrutura ambiental e gestão de resíduos.

O evento continuará proporcionando oportunidades para os participantes conhecerem iniciativas locais, como o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), o Viveiro da Floresta e a Biofábrica Clones da Amazônia, destacando a importância da ação conjunta na busca por soluções ambientais eficazes.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Governo de SP divulga finalistas para gerir plataforma de financiamento para reflorestamento

O Governo de São Paulo avança na implementação de um novo mecanismo financeiro voltado para…

12 minutos ago

Baterias de Lítio-Aragonita Duplicam Autonomia de Veículos Elétricos

Pesquisadores da Universidade Stanford desenvolveram uma tecnologia revolucionária de bateria que promete dobrar a autonomia…

45 minutos ago

Quais os impactos de dormir por uma semana? O que acontece com nosso corpo?

Dormir é uma necessidade vital para o organismo, mas você já imaginou o que aconteceria…

3 horas ago

Armaduras “Líquidas” Inspiradas em Polvos Revolucionam Proteção Pessoal

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um material revolucionário que promete transformar…

5 horas ago

Petrobras afirma ter cumprido todas as exigências do Ibama para exploração na Margem Equatorial

  Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do…

8 horas ago

Hortelã: cultivo saudável, erros comuns e como fazer mudas facilmente

A hortelã é uma das ervas mais versáteis e fáceis de cultivar, seja em jardins,…

9 horas ago

This website uses cookies.