O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou que a Antártida, frequentemente referida como um “gigante adormecido”, está agora sendo despertada pelo caos climático. Durante sua visita à base Frei Antártica, Guterres destacou que a poluição por combustíveis fósseis está aquecendo o planeta e desencadeando uma anarquia climática na Antártida.
O Oceano Antártico tem absorvido a maior parte do calor do aquecimento global, e Guterres enfatizou que “o que acontece na Antártida não fica na Antártida”. Ele ressaltou a necessidade de proteger a região para salvaguardar toda a humanidade.
Em sua mensagem aos líderes que participarão da 28ª Cúpula do Clima, COP28, nos Emirados Árabes na próxima semana, Guterres pediu ação imediata para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, proteger as pessoas do caos climático e encerrar a era dos combustíveis fósseis.
Guterres expressou esperança de que na COP28 os países possam decidir sobre a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, que ele chamou de “a causa profunda das alterações climáticas”. Ele afirmou que o mundo não deve permitir que todas as esperanças de um planeta sustentável se desfaçam.
A visita de Guterres à Antártida foi realizada em conjunto com o presidente do Chile, Gabriel Boric. Ele também visitou a base científica Professor Julio Escudero, onde se reuniu com pesquisadores.
À medida que o novo satélite Biomass se estabelece em órbita após seu lançamento em…
Quando a coruja cruza o céu noturno, ela o faz como um fantasma — sem…
Imagine um tesouro escondido nas profundezas do oceano, a mais de 1.900 metros abaixo da…
Como envolver a sociedade na construção de um futuro mais sustentável? A 5ª Conferência Nacional…
Imagine uma técnica agrícola que quintuplica a produtividade da mandioca, aumenta em 50% a produção…
This website uses cookies.