A Cúpula Social, que estava suspensa desde 2016, está sendo retomada como um compromisso do Brasil, que assumiu a presidência pro tempore do Mercosul em julho de 2023. Os encontros serão realizados no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), com a participação de cerca de 300 representantes de organizações e movimentos da sociedade civil, além de autoridades dos países membros e associados do bloco econômico.
A realização de um evento com destaque para a participação social na agenda internacional dias antes de um encontro de autoridades é uma prática semelhante à que ocorreu em agosto, em Belém, quando os Diálogos Amazônicos antecederam a Cúpula da Amazônia. Mesas temáticas discutirão o papel da participação social para a democracia, desafios comuns e integração entre os povos. Cinco grupos de trabalho tratarão de assuntos como enfrentamento à fome e à pobreza, cidadania e direitos humanos, desenvolvimento e meio ambiente e fortalecimento da participação social.
Entre os representantes da sociedade civil convidados para o evento está Quintino Severo, secretário adjunto de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ele representará a Coordenadoria de Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS). Segundo Severo, o encontro internacional é uma oportunidade para a defesa dos direitos trabalhistas.
A programação cultural na Cúpula Social inclui uma exposição sobre o ritmo funk, como forma de expressão e liberdade, e uma roda de samba. O Museu do Amanhã e o MAR ficam a poucas quadras da região conhecida como Pequena África, que guarda a herança da chegada e da presença de negros africanos trazidos à força para a América do Sul.
Roberta Eugênio, secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, participará de um encontro com representantes de minorias afrodescendentes nos países vizinhos. Ela enfatiza que o debate sobre as desigualdades raciais não é restrito a um país que tenha a maioria da sua população negra.
Os resultados das discussões da Cúpula Social serão encaminhados aos líderes dos países do bloco econômico no dia 7 deste mês. A Cúpula Social do Mercosul traz uma mensagem de fortalecimento da integração entre os povos por meio da participação social. A retomada da Cúpula Social após tantos anos é vista como uma iniciativa muito importante, destacando a necessidade de aperfeiçoar a participação social e contribuir para a justiça social.
Saiba mais: Reino Unido Aumenta Contribuição para o Fundo Amazônia
Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…
Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…
Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…
O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…
A lixeira da cozinha pode se tornar uma grande fonte de odores desagradáveis se não…
Algo estava acontecendo com os pássaros em Tiputini. O centro de pesquisa de biodiversidade, enterrado…
This website uses cookies.