Categories: Geral

Presidente da Abelore diz que Lei de Incentivo à Reciclagem é Fundamental para Catadores

Nesta quarta-feira (10), o presidente da Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore), Alexandre Braz, elogiou a assinatura da Lei de Incentivo à Reciclagem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Esta legislação representa um marco significativo para os catadores e catadoras do Brasil, com um investimento total de R$ 425,5 milhões destinados a programas como o Novo Cataforte e o Conexão Cidadã.

Para Braz, a nova lei e a recente instituição da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC) demonstram um compromisso sério do Brasil em transformar a gestão de resíduos. “Esta é uma excelente estratégia porque traz mais recursos para o setor, sem afetar diretamente o bolso das pessoas e das empresas, ao utilizar recursos do imposto de renda”, destacou.

Publicidade

O presidente da Abelore enfatizou que a regulamentação cuidadosa da lei foi crucial para assegurar transparência e eficiência. “Para aumentar os índices de reciclagem, precisamos de projetos bem estruturados para os recursos que serão disponibilizados”, explicou Braz, mencionando o compromisso da associação em promover iniciativas que agreguem valor social à cadeia de gestão de resíduos.

Desafios e Oportunidades

Com estimativas indicando a presença de 800 mil catadores ativos no país, Alexandre Braz reconhece que existirão desafios, mas vê na nova legislação uma oportunidade crucial para ampliar programas sociais e melhorar as condições de trabalho para muitos que ainda não estão associados. “A Abelore está comprometida em utilizar esses recursos para transformar positivamente o cenário da reciclagem”, afirmou.

Sobre a Abelore

A Associação Brasileira de Logística Reversa (Abelore) representa organizações envolvidas na coleta, triagem, armazenamento e destinação de resíduos ao ciclo produtivo. Desde 2022, a Abelore tem trabalhado com suas associadas para promover um mercado justo, transparente e certificado, buscando sensibilizar a população, empresas e o poder público sobre a importância da logística reversa.

Com parceiros como Controle Logística Reversa, Grupo Muda, Ecoassist, 4Habitos, Valora, So+ma Vantagens, Solos, Eloverde, CONATREC, YouGreen, Yattó, Instituto Alachaster, Green Mining, Ciclik, Fepacoore e Catador Eletrônico, a Abelore continua comprometida em garantir a igualdade e a qualidade dos materiais recicláveis comercializados, sem reservas de mercado ou exclusividades.

Redação Revista Amazônia

Published by
Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Brasileiros mostram força solidária diante de desastres climáticos

Uma pesquisa realizada pela consultoria Nexus, em parceria com o Movimento União BR, revelou que…

1 hora ago

93% das empresas colocam sustentabilidade como prioridade para a COP30

A poucos meses da realização da COP30, que acontece em Belém (PA), uma nova pesquisa…

2 horas ago

Marcadores moleculares elevam a qualidade da carne Nelore

O Universidade Estadual Paulista (Unesp) analisou 6.910 touros Nelore e identificou vias biológicas ligadas à…

2 horas ago

Águas que Transformam: tecnologias sociais levam dignidade à Amazônia

Nas profundezas da Amazônia brasileira, onde o acesso à água potável ainda é um privilégio…

2 horas ago

MPF denuncia ilegalidade em licença para hidrovia Araguaia-Tocantins

O Ministério Público Federal (MPF) apontou irregularidades na licença de instalação concedida para a hidrovia…

3 horas ago

Indústria naval inicia transição histórica rumo a emissões líquidas zero

Responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa, o transporte…

3 horas ago