A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, concluiu nesta quinta-feira (24/10) sua série de compromissos em Washington-DC, onde participou das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Grupo Banco Mundial de 2024. Durante três dias, Tebet discutiu questões ambientais e os desafios econômicos do Brasil com bancos multilaterais de investimento, empresários, economistas e estudantes universitários, reforçando o compromisso do país com um desenvolvimento econômico sustentável e socialmente responsável.
Na manhã de hoje, em um evento organizado pelo Instituto Council of the Americas, Tebet se encontrou com empresários e investidores, destacando a importância da reforma tributária, que ela chamou de “a mãe de todas as reformas”. Segundo a ministra, essa reforma alinhará o Brasil às melhores práticas globais, eliminando a cumulatividade dos tributos e desburocratizando o sistema, o que pode resultar em um crescimento anual de 0,8 a 1%.
No início da tarde, Tebet participou de um almoço organizado pelo Banco Mundial, onde foi apresentada a iniciativa Amazônia Viva. Este programa visa fortalecer a proteção dos recursos naturais da Amazônia, promover oportunidades econômicas inclusivas e melhorar a qualidade de vida das populações locais. A iniciativa faz parte do Programa Global de Desafios do Banco Mundial sobre Florestas para Desenvolvimento, Clima e Biodiversidade e conta com a colaboração da Corporação Financeira Internacional e da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos, além do Grupo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, sob o programa Amazônia Forever.
A ministra ressaltou os desafios enfrentados pela região amazônica, especialmente diante dos eventos climáticos extremos e catástrofes ambientais. Ela enfatizou a necessidade de integrar políticas e projetos, aumentar a captação de recursos e fortalecer a cooperação multilateral. “Programas como Amazônia Sempre e Amazônia Viva são essenciais para atrair recursos e coordenar políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região”, afirmou Tebet.
Por fim, Simone Tebet e o Vice-Presidente do Banco Mundial para a América Latina e Caribe, Carlos Felipe Jaramillo, discutiram os projetos apoiados pelo banco nas Rotas de Integração Sul-Americana e os próximos arranjos produtivos para a iniciativa. Eles também abordaram obras que impactam a região amazônica e reafirmaram o compromisso com a preservação e projetos de sustentabilidade.
Entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, a cidade de Belém, no…
O Brasil, um dos países com maior biodiversidade no mundo, enfrenta o desafio de equilibrar…
Em 20 de janeiro de 2025, o reator de fusão experimental chinês EAST estabeleceu um…
O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática muito popular, conhecida por seu aroma marcante…
Mais 2,3 milhões de pessoas em cidades europeias podem morrer como resultado do calor e…
Em um artigo publicado recentemente, cientistas da NASA usam quase 20 anos de observações para…
This website uses cookies.