Categories: GeralMeio Ambiente

Países latinos discutem ‘Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável’ da ONU

Faltando cinco anos para terminar o prazo da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, adotada pela ONU em 2015, os países latinos se encontram no 8° Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre o Desenvolvimento Sustentável, que encerra nesta sexta-feira, 4, em Santiago, no Chile.

A secretária executiva do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Lopes, representou o ministro Celso Sabino no evento que há uma semana debate temas importantes para a cooperação entre os países, na sede da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Publicidade

Metas internacionais da Agenda 2030

Entre as principais pautas do evento estiveram as metas internacionais em torno da Agenda 2030, que inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), focados na erradicação da pobreza com base em estratégias que promovam o crescimento econômico e atendam a uma série de necessidades sociais, como educação, saúde, proteção social e perspectivas de emprego, voltados para fortalecer a aliança global contra a fome.

Os ODS’s incluem também medidas para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente, muitas atuando em transversalidade com o Turismo.

“É muito importante discutirmos prioridades para a nossa região, para cada país da América Latina e Caribe, especialmente nas demandas relacionadas ao turismo resiliente e sustentável, e fazer essa construção com o apoio da ONU com certeza vai fazer toda a diferença nos nossos resultados”, avalia a secretária.

A programação também dedicou um painel exclusivo sobre a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30) que acontecerá no Basil, na cidade de Belém.

“É um tema que merecia ser trazido para que se faça aqui também uma preparação para participarmos, enquanto nações, da urgência das ações voltadas para atenuar as mudanças climáticas. É importante que haja essa sinergia entre os ODS’s e agenda climática”, afirma a secretária, que também teve a oportunidade de realizar algumas reuniões nas quais reforçou o potencial do turismo brasileiro, incluindo uma reunião com o embaixador do Brasil no Chile, Paulo Pacheco.

PROGRAMAÇÃO

O encontro que discutiu a Agenda 2030 teve ainda painéis e reuniões com o objetivo de reforçar as parcerias para o cumprimento dos ODS’s. Nessa direção, um dos aspectos abordados é a preocupação da ONU Mulheres com a igualdade de gênero, inseridos nas metas 5.1 a 5.6 , de ações para “acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte, e eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos”, entre outras.

Essa promoção da igualdade de gênero também passa pelo turismo, onde a contribuição do Ministério do Turismo brasileiro tem sido dada inclusive com a assinatura de um memorando de entendimento com a entidade para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres que, por exemplo, viajam sozinhas.

Melhoria para a humanidade

Em 2015, a ONU adotou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, uma oportunidade para os países e suas sociedades embarcarem em um novo caminho para melhorar a vida de todas as pessoas, de mãos dadas, sem deixar ninguém para trás.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Este pequeno roedor da caatinga tem uma tática genial de sobrevivência

No sertão brasileiro, onde o sol é intenso e a escassez de água domina boa…

33 minutos ago

6 passos para multiplicar sua maranta tricolor sem mistério

A maranta tricolor (Maranta leuconeura) é uma planta tropical que encanta com sua beleza exótica.…

41 minutos ago

Expedição com pesquisador brasileiro observa derretimento acelerado na Antártica e acende alerta global

O derretimento das geleiras da Antártica avança em ritmo acelerado e ameaça causar impactos catastróficos…

43 minutos ago

Construção civil global registra queda inédita nas emissões de CO₂

Pela primeira vez na história recente, o setor da construção, tradicionalmente um dos maiores emissores…

2 horas ago

Brics lança concurso para startups lideradas por mulheres

A presidência brasileira do Brics, bloco formado atualmente por 11 países, está lançando um concurso…

3 horas ago

Enzima descoberta em solo de usina pode impulsionar produção de etanol sustentável

Em meio aos resíduos acumulados por décadas nos pátios de usinas de açúcar e álcool…

4 horas ago

This website uses cookies.