Categories: GeralSaúde

Saúde intensifica alerta sobre Dengue, Zika e Chikungunya

O Ministério da Saúde lançou, na última quarta-feira (27/11), a segunda fase da campanha nacional de conscientização e mobilização contra a dengue, zika e chikungunya.

Com o slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika ou chikungunya”, a iniciativa agora foca nos sintomas das doenças, incentivando a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao identificar sinais como febre, dores de cabeça, manchas vermelhas no corpo e dores atrás dos olhos.
Publicidade

Importância do Diagnóstico Precoce

A nova fase da campanha terá duração até 28 de dezembro e busca alertar a população sobre os perigos das arboviroses, especialmente durante o período chuvoso, que favorece a proliferação do Aedes aegypti. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o compromisso do governo em reduzir casos e óbitos causados por essas doenças:
“Estamos unindo esforços para proteger a população durante o período mais crítico. Diagnóstico precoce, prevenção e assistência médica são nossas prioridades.”

Prevenção: Eliminar os Criadouros

A etapa inicial da campanha, lançada em 18 de outubro, enfatizou a necessidade de eliminar criadouros do mosquito transmissor com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”. A abordagem focou na mobilização comunitária para evitar a proliferação do Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir zika e chikungunya.

Vacinação contra a Dengue

Além das ações de conscientização, o Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra a dengue como estratégia preventiva. Contudo, a disponibilidade de doses ainda depende do fornecimento pelos fabricantes.

A vacinação é um componente essencial para conter a disseminação da doença em áreas mais afetadas.

Plano Nacional contra Arboviroses

O Plano de Ação 2024/2025, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra Nísia Trindade, prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão para reduzir os impactos das arboviroses, incluindo dengue, chikungunya, zika e oropouche.

OMS pré-qualifica vacina contra a dengue usada no Brasil

Cientistas desenvolvem armadilha para combater o mosquito da dengue

A iniciativa busca diminuir significativamente os casos e óbitos causados por essas doenças, especialmente durante os períodos sazonais mais críticos.

Números Alarmantes

Até o dia 27 de novembro de 2024, o Brasil registrou 6.578.123 casos prováveis de dengue, superando os 4.079.108 casos do mesmo período de 2023. Em relação à zika, foram contabilizados 6.415 casos prováveis em 2024, contra 7.786 no ano anterior. Já a chikungunya registrou 263.552 casos prováveis até o momento, em comparação com 167.741 em 2023.

Ações para o Futuro

Com o aumento dos números de arboviroses no país, o governo reforça a necessidade de manter a vigilância ativa e promover a conscientização em todas as regiões. A campanha em curso é parte de um esforço integrado para mitigar os impactos das doenças e garantir que a população esteja informada e protegida.

Para mais informações, visite o site do Ministério da Saúde. Participe das ações de conscientização e ajude a combater a proliferação do Aedes aegypti.
A prevenção é a melhor forma de proteger a saúde de todos.

 

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Cidades de São Paulo estão sendo contaminadas por agrotóxicos carregados pelas chuvas

Uma pesquisa recente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) trouxe à tona um alerta ambiental…

1 hora ago

Este pequeno roedor da caatinga tem uma tática genial de sobrevivência

No sertão brasileiro, onde o sol é intenso e a escassez de água domina boa…

3 horas ago

6 passos para multiplicar sua maranta tricolor sem mistério

A maranta tricolor (Maranta leuconeura) é uma planta tropical que encanta com sua beleza exótica.…

3 horas ago

Expedição com pesquisador brasileiro observa derretimento acelerado na Antártica e acende alerta global

O derretimento das geleiras da Antártica avança em ritmo acelerado e ameaça causar impactos catastróficos…

3 horas ago

Construção civil global registra queda inédita nas emissões de CO₂

Pela primeira vez na história recente, o setor da construção, tradicionalmente um dos maiores emissores…

4 horas ago

Brics lança concurso para startups lideradas por mulheres

A presidência brasileira do Brics, bloco formado atualmente por 11 países, está lançando um concurso…

5 horas ago

This website uses cookies.