Geral

AMA, a iniciativa social da Ambev, beneficia 1 milhão de pessoas e arrecada mais de R$10 milhões

 

A Ambev, com o objetivo de expandir seu impacto e promover a inclusão produtiva no Brasil, anunciou recentemente um marco significativo em seu projeto de fornecer água potável para aqueles que não têm acesso. A empresa atingiu sua meta para 2025 mais cedo do que o esperado, impactando 1 milhão de brasileiros com a Água AMA, o primeiro produto social do Brasil, cujo lucro é totalmente direcionado para projetos de infraestrutura em comunidades e localidades carentes.

Publicidade

Até agora, a AMA apoiou 130 projetos e arrecadou mais de R$10 milhões. Para contextualizar, o número de pessoas beneficiadas pelo projeto é equivalente a 12 Maracanãs cheios ou três vezes a população de Rio Branco, no Acre.

Em colaboração com importantes parceiros, como a Fundação Avina, Deep e a startup Água Camelo, a Água AMA procura identificar a melhor solução para cada localidade, seja a construção de poços profundos, bebedouros públicos ou a canalização para distribuição de água potável em várias cidades do país.

“Estabelecemos metas ambiciosas para nossa jornada em ESG e a Água AMA foi uma delas. Em 2018, anunciamos que até 2025 impactaríamos 1 milhão de pessoas com o projeto e é com grande orgulho que anunciamos que alcançamos a meta antes do previsto. Isso porque unimos esforços com outros atores do ecossistema para ampliar nosso efeito de rede e impacto, e acelerar uma questão urgente na sociedade. Agora, vamos além, sempre criando mais motivos para celebrar”, afirma Carla Crippa, Vice-Presidente de Impacto e Relações Corporativas da Ambev e idealizadora do projeto.

Corrida contra a sede

A ideia de criar o primeiro produto social da Ambev surgiu em 2016, quando o departamento de Sustentabilidade da empresa iniciou a busca por um novo projeto para expandir os programas de preservação e uso consciente da água. Em parceria com a Yunus Negócios Sociais, a Ambev propôs a criação de uma água cujos lucros fossem 100% investidos no acesso à água potável.

A Água AMA chegou ao mercado em 2017 com o objetivo de fornecer água para quem não tem. Em 2018, começou a trabalhar em parceria com projetos que possibilitaram o acesso à água em uma das regiões mais afetadas pela escassez de água, o Nordeste. Em 2019, a AMA inovou ao lançar sua água em lata, tornando-se mais do que um produto com uma causa social e se consolidando no mercado como uma opção sustentável.

O ano de 2020 foi um marco para a Água AMA. Além de se preocupar em abastecer cidades que sofreram com a falta de acesso à água potável, a marca fez doações de água para localidades e hospitais necessitados durante a pandemia de Covid-19.

Nos anos seguintes, a marca expandiu suas parcerias e operações em mais territórios, passando a atender periferias de grandes cidades no Sudeste e aldeias indígenas no Acre. Em 2024, a Água AMA marcou presença no Carnaval de São Paulo, incentivando o consumo responsável e a sustentabilidade em um movimento 360° que visava ajudar as pessoas a se manterem hidratadas durante os circuitos, contribuir com o meio ambiente e o ecossistema de catadores e vendedores ambulantes.

Redação Revista Amazônia

Recent Posts

Computação Quântica Desvenda Mistério de Meio Século em Química

Em um avanço revolucionário, cientistas da IBM e da Cleveland Clinic utilizaram um computador quântico…

12 horas ago

Comércio global de vida selvagem

Quando as pessoas pensam em comércio de vida selvagem, elas frequentemente imaginam contrabandistas trazendo espécies raras…

12 horas ago

Cientistas Removem Doença Hereditária de Embrião Humano

Em um avanço científico sem precedentes, pesquisadores da Universidade de Sun Yat-sen realizaram com sucesso…

12 horas ago

A maneira certa de limpar as folhas do lírio da paz e estimular o crescimento

O lírio da paz é uma planta elegante e fácil de cuidar, mas para mantê-lo…

13 horas ago

Lixeira da cozinha: 7 truques para evitar o mau cheiro

A lixeira da cozinha pode se tornar uma grande fonte de odores desagradáveis se não…

13 horas ago

Nas partes mais intocadas e imaculadas da Amazônia, os pássaros estão morrendo

Algo estava acontecendo com os pássaros em Tiputini. O centro de pesquisa de biodiversidade, enterrado…

13 horas ago

This website uses cookies.